Tanto em vestibulares como em alguns concursos públicos, uma das partes mais temidas pelos estudantes é a redação. Este medo se deve tanto ao fato de a redação para o vestibular ser um item bastante valorizado e de grande peso na pontuação das provas quanto à dificuldade que algumas pessoas enfrentam ao escrever um texto.

No entanto, esse medo não deve atrapalhar os candidatos, pois há várias formas de se aprender a escrever uma boa redação, e a principal delas é praticar e ler muito.

Mas,  se na hora do vestibular ou do concurso o nervosismo bater,  o que é muito comum, concentre-se e siga algumas dicas que são muito importantes para escrever uma boa redação:

  • Leia com muita atenção os textos de apoio da proposta. Faça anotações sobre o que você entendeu dos textos e grife as partes mais importantes.
  • Leia com muita atenção a proposta e foque no que ela pede, para não fugir do tema.
  • Antes de escrever a redação, faça um projeto de texto em que você organize as suas ideias.
  • No momento em que estiver escrevendo a redação, lembre-se sempre dos textos de apoio e os use em sua redação, mostrando que além de ter realizado uma boa leitura, é capaz de relacioná-los com suas próprias ideias.
  • Atente-se para a adequação da linguagem escrita à proposta. Geralmente, nos vestibulares, você tem que escrever na modalidade padrão. Por isso, mostre cuidado com a ortografia, a acentuação, a concordância e a escolha lexical, por exemplo.

Seguindo essas dicas e praticando muito, você escreverá bons textos e terá sucesso no vestibular! Compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a terem acesso a estas dicas!

 

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.