5 dicas para ir bem na redação do vestibular

13 out 2011 | Estratégias e Técnicas de Estudo | 2 Comentários

Tanto em vestibulares como em alguns concursos públicos, uma das partes mais temidas pelos estudantes é a redação. Este medo se deve tanto ao fato de a redação para o vestibular ser um item bastante valorizado e de grande peso na pontuação das provas quanto à dificuldade que algumas pessoas enfrentam ao escrever um texto.

No entanto, esse medo não deve atrapalhar os candidatos, pois há várias formas de se aprender a escrever uma boa redação, e a principal delas é praticar e ler muito.

Mas,  se na hora do vestibular ou do concurso o nervosismo bater,  o que é muito comum, concentre-se e siga algumas dicas que são muito importantes para escrever uma boa redação:

  • Leia com muita atenção os textos de apoio da proposta. Faça anotações sobre o que você entendeu dos textos e grife as partes mais importantes.
  • Leia com muita atenção a proposta e foque no que ela pede, para não fugir do tema.
  • Antes de escrever a redação, faça um projeto de texto em que você organize as suas ideias.
  • No momento em que estiver escrevendo a redação, lembre-se sempre dos textos de apoio e os use em sua redação, mostrando que além de ter realizado uma boa leitura, é capaz de relacioná-los com suas próprias ideias.
  • Atente-se para a adequação da linguagem escrita à proposta. Geralmente, nos vestibulares, você tem que escrever na modalidade padrão. Por isso, mostre cuidado com a ortografia, a acentuação, a concordância e a escolha lexical, por exemplo.

Seguindo essas dicas e praticando muito, você escreverá bons textos e terá sucesso no vestibular! Compartilhe com seus amigos e ajude mais pessoas a terem acesso a estas dicas!

Método Redação Definitiva para o Enem

Z

Correções de redação feitas por professores experientes

Método de escrita completo em vídeos curtos e didáticos

Cadernos Temáticos semanais para você construir repertório sociocultural

u

Tira-dúvidas com os professores e suporte especial

Acesso por 1 ano. Veja as aulas quantas vezes quiser e envie suas redações dentro do período de acesso.

2 Comentários

  1. Giovana

    Essas dicas podem parecer obvias para alguns em um primeiro momento, mas sao de grande valia para o sucesso em concursos.

    Sabemos que muitas pessoas acabam tendo uma nota baixa ou ate mesmo o texto anulado simplesmente por nao ter realizado uma boa leitura da proposta e dos textos de apoio.

    Alem disso, estar atento e preparado certamente supera qualquer nervosismo!

  2. Mari Lourdes Maioli

    Gostei vou procurar me lembrar das dicas, obrigada

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.