Olá, Vestibulando, tudo bem? Continuamos aqui torcendo por você e hoje vamos dar mais uma forcinha para você que está se preparando para os vestibulares! O assunto de hoje do nosso blog é a coesão textual. Acho que a grande maioria das pessoas já ouviu falar disso, mas muitos ainda não a utilizam da forma correta.

Em minha experiência como corretora de redações, percebo que, ainda que a coesão não seja algo tão difícil quanto a coerência, por exemplo, os alunos deixam de utilizar elementos coesivos em seus textos, muitas vezes, por mero esquecimento, ou por acharem que é um detalhe de menor importância. Quero mostrar hoje, portanto, que isso não é verdade! A coesão é muito importante para a boa qualidade do seu texto.

Vamos começar pelo básico, então! O que é coesão? Em termos práticos, a coesão é aquilo que “dá liga” às suas ideias. Quando estamos escrevendo uma dissertação, por exemplo, deve haver um desencadeamento progressivo de ideias para que o seu leitor consiga entender o seu ponto de vista. Nesse momento, vamos destacar uma das principais diferenças entre coesão e coerência: esta tem ligação com ideias em si, e aquela com algo menos abstrato, que está ligado ao conjunto de recursos da própria língua que ajudam o leitor a entender as ideias de forma mais clara.

Assim, podemos citar como exemplos de elementos coesivos: as conjunções, as substituições pronominais e de palavras, a omissão de palavras, a retomada de termos já expressos anteriormente na frase e referenciações de um modo geral. Todos esses elementos fazem com que o texto fique, de fato, “bem costurado” e com as ideias “bem amarradas”. É como se você desse uma “mãozinha” para o seu leitor, dizendo a ele: “olha, vem por aqui agora… não não, não é isso que você está pensando, é isso!”. Ou seja, utilizando de forma correta os elementos coesivos, você deixa o seu texto mais fluido e mais fácil de ser compreendido.

Além disso tudo que acabei de falar, quero deixar uma outra dica importante. Muita gente se lembra de utilizar elementos coesivos entre os parágrafos, pois isso já está um pouco mais difundido entre os estudantes. Mas, não podemos esquecer que dentro de cada parágrafo também há relações sendo feitas o tempo todo e é por esse motivo que não podemos nos esquecer de fazer essa “costura” dentro dos parágrafos também!

Para finalizar, você já deve ter percebido que eu dei um destaque a algumas palavras e expressões ao longo do texto, certo? A minha intenção com isso foi demonstrar a importância da coesão para o texto, pois imagine só se eu tirasse esses elementos deste texto. Não ficaria mais difícil compreender o desencadeamento de ideias que eu quis expressar aqui? Pense nisso e tente com todas as suas forças aplicar os conceitos de coesão textual à sua redação! =)

Ah! E pra quem é assinante da EscreverOnline, temos duas aulas novinhas relacionadas à coesão que acabaram de sair do forno… coisa chique demais! Vale muito a pena.

Por hoje é só. Se você gostou desse post, não se esqueça de compartilhar! =) E muita força nessa reta final de preparação para os vestibulares. Até semana que vem!

Quer aprender redação para o vestibular de verdade? Então descubra o nosso curso com correção de redação online!

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.