Olá, vestibulando
Já falamos aqui em nosso blog sobre a necessidade de estarmos bem informados a respeito de tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo, a fim de termos repertório de informações para usar em nossa redação do vestibular. Hoje, continuando a destacar a importância desse repertório sociocultural produtivo, você vai entender por que a literatura é um forte aliado na escrita de nossa redação.
 
Bulleted ListAlguns vestibulares disponibilizam uma lista de obras que serão cobradas no processo seletivo; muitos alunos acreditam que tais títulos são fundamentais apenas para responder às questões relativas à sua composição, seu autor ou período literário do qual faz parte. Essa ideia faz com que muitos estudantes, inclusive, prefiram a leitura de resumos encontrados na internet, em substituição da apreciação dos títulos. Este é um equívoco, vestibulando. Resumos ajudam muito a compreender alguns detalhes que não apreendemos no primeiro contato com o texto literário, mas não substituem essa leitura integral da obra. Somente com ela é que podemos observar minuciosamente a história contada, a linguagem utilizada, o estilo do autor, os recursos utilizados e os efeitos de sentido por eles construídos.
 
Knowledge SharingEm se tratando das questões de vestibular sobre os textos literários, raramente elas exigirão apenas conhecimento superficial das obras, aqueles que encontramos nos resumos. É preciso ter amplo conhecimento do texto original para que estejamos realmente bem preparados, pois o que será exigido de você, vestibulando, será a análise das informações contidas nos livros lidos.
 
BooksAlém disso, engana-se quem acredita que tais leituras servem apenas para a resolução de algumas questões específicas. Obras literárias são ótimas fontes de elementos que serão úteis na escrita da redação. O diálogo com várias áreas do conhecimento, tão valorizado na correção, pode e deve ser realizado também com a Literatura.
 
Pensemos, por exemplo, no tema desigualdade social. Composições como Vidas Secas, de Graciliano Ramos, ou Capitães da Areia, de Jorge Amado, podem ser usadas para comparar as diferentes situações de desigualdade social, como a dos retirantes nordestinos retratados do primeiro título mencionado, ou as mazelas e o preconceito enfrentado por garotos de rua, temática do livro de Jorge Amado.
 
Voice PresentationCitar estes conhecimentos literários certamente enriquecerá a redação, fundamentará os argumentos e trará para o texto referências que demonstrem os conhecimentos de mundo do aluno que escreve. Isso porque a literatura é o mais profundo retrato de diferentes sociedades, refletindo nas histórias a maneira de pensar e de agir de diferentes grupos em variadas épocas.
 
Isso posto, vestibulando, o que você está esperando? Aproveite as leituras obrigatórias para a prova do vestibular que você vai prestar e amplie seu repertório de ideias para a redação.
 
Boas leituras e até a próxima!
Profª Aline

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.