Olá, vestibulando!
Esta semana, vamos falar um pouco sobre a importância de se planejar nos estudos de redação, discutindo qual a melhor época para começar a praticar a escrita e por que isso é tão importante, a fim de se obter uma redação consistente.
 
“Quando devo começar a me preocupar com a redação? Apenas no segundo semestre, perto da data do vestibular? Por que preciso praticar? Tenho que escrever semanalmente?”
 
clockEsses são questionamentos muito comuns entre os vestibulandos, não é mesmo? Pois bem, com relação ao melhor momento para se começar a escrever com regularidade, é conveniente, sem dúvida, iniciar o treino da escrita com bastante antecedência, já que a redação tem peso significativo na nota dos vestibulares, podendo ser o diferencial na classificação final dos candidatos. Se ela é tão importante assim, por que adiar o início da prática? Quanto antes começarmos a escrever, nos moldes do que pedem os vestibulares, melhor!
 
pencilOutro fator que deve ser levado em consideração, pensando no que comentamos semana passada, é a questão do domínio da escrita. Um bom texto precisa estar em conformidade com as normas gramaticais, apresentar considerável variedade lexical e emprego apropriado dos recursos coesivos. Esse bom desempenho é conquistado com muita dedicação e prática, escrevendo sempre e contando com as dicas de quem analisa as redações. Não é possível, sem esforço e treino, desenvolver essa habilidade. Portanto, exercitar a composição é imprescindível!
 
for_experiencedAlém disso, pensar na escrita de um bom texto é pensar em um texto autoral, que demonstre conhecimento de mundo e diálogo com várias áreas do conhecimento. Esses itens mostram uma escrita madura, que só é atingida se estamos habituados a escrever. Logo, frequência é fundamental! E junto a ela, soma-se a necessidade de estarmos sempre atualizados, de saber o que está acontecendo ao nosso redor, de ler os livros presentes nas listas dos vestibulares e, conhecendo essas informações, inseri-las nos textos, trazendo para a composição uma forte marca de autoria, tão desejada pelos corretores.
 
Assim, vestibulando, regularidade, insistência e empenho são essenciais para se alcançar os resultados almejados. Por isso, mãos à obra!
 
Uma boa prática e até a próxima.
Profª Aline

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.