Olá, vestibulando!

O Enem está chegando e, para turbinar a sua preparação, vamos destacar aqui alguns tópicos que você deve dominar para ter um bom desempenho na redação.

  • Leitura, compreensão e planejamento

A primeira tarefa na prova de redação é ler a proposta com atenção, identificar o tema e os elementos fornecidos nos textos, e, por fim, traçar o plano do seu texto. Toda dissertação deve ter começo, meio e fim. Então, antes de escrever, faça o “esqueleto” do seu texto para que você tenha um norte e não fuja do tema. Assim, você precisa dominar a leitura, o entendimento da proposta e a realização do projeto de texto.

  • Argumentar para defender

Um dos critérios avaliados na prova de redação é o gênero textual. No Enem, o gênero pedido é a dissertação argumentativa, portanto, de nada adianta fazer uma mera exposição sobre o tema da proposta e não se posicionar sobre ele. Assim, é importante que você domine a arte de argumentar: depois de definir a tese do seu texto, escolha os argumentos para defendê-la. Ao escolher os argumentos, procure selecionar aqueles mais fortes, que são difíceis de serem refutados. Utilize também informações mais concretas e palpáveis, como dados e exemplos, pois eles reforçam a sua argumentação.

  • Conhecimento de mundo: estabelecer relações

Para argumentar, é preciso conhecer: um pouco de história, os fatos atuais, fenômenos científicos, problemas sociais, etc. Por isso, é preciso que você tenha um conhecimento de mundo. Mais do que isso, você precisa saber estabelecer relações entre este conhecimento e os elementos fornecidos pela prova. É importante saber associais ideias e relacionar opiniões, pois isso demonstra que o candidato tem uma visão crítica sobre o mundo e que sabe não só reproduzir determinado conteúdo, mas também interpretá-lo e criticá-lo.

  • Conhecer bem o funcionamento e a norma

Para que os seus argumentos e as relações que você estabelece sejam compreendidos, é preciso que você tenha uma escrita fluida, sem tropeços. Por isso, você deve dominar o uso dos recursos coesivos, pois são eles que vão costurar suas ideias e fazer com que elas avancem a cada parágrafo em direção à conclusão. Você deve dominar também a norma culta do português e ter um repertório lexical variado, pois, se o seu texto tiver muitos erros de escrita ou um vocabulário pobre, a fluidez da leitura pode ficar prejudicada, atrapalhando, assim, a compreensão do texto.

Temos alguns presentes gratuitos pra você! Clique aqui e saiba do que se trata! :)

  • Proposta de intervenção

Um diferencial da prova do Enem é a proposta de intervenção que é OBRIGATÓRIA. Esta é a maior dificuldade dos alunos, pois ou eles se esquecem de fazer uma proposta ou fazem uma proposta muito genérica, do tipo “é preciso que as pessoas se conscientizem do problema”. Lembre-se, para fazer uma boa proposta de intervenção, você deve: construir uma proposta bem fundamentada, concreta, explicando como ela será efetivada; ela também deve ser realizável (e não impossível) e deve estar conectada com o que foi discutido no desenvolvimento. Evite clichês, como este que apontamos acima. Considerando que boa parte dos alunos tem dificuldade com a proposta de intervenção, se você dominá-la pode estar um passo à frente dos concorrentes!

Esses são os elementos que você precisa dominar para a prova do Enem. Se tem algum deles que você ainda não domina, concentre seus esforços agora na reta final para avançar nele, pois assim se sentirá mais confiante para a prova e conseguirá garantir um bom desempenho.

Bons estudos e até a próxima!

Compartilhe!

Basta 1 clique para compartilhar este conteúdo com seus amigos!

Shares