Olá a todos!
Vamos, hoje, conversar com vocês sobre o tema do Enem: Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Este foi um tema um tanto quanto inesperado, mas que traz para a discussão um assunto que esteve muito em voga por conta das polêmicas sobre a Ancine, a Agência Nacional de Cinema, e de forma geral, sobre a diminuição no incentivo governamental na área da cultura.
O candidato deveria tomar muito cuidado com esse tema para não tangenciar a discussão: ele deveria falar sobre a democratização do cinema, logo, deveria discutir como é possível que todos tenham acesso à 7a. arte. Nesse sentido, o candidato que falasse apenas de sobre a falta de incentivo ao cinema, sem tocar na questão da ampliação do seu acesso estaria tangenciando o tema da proposta.
Nessa proposta, os textos de apoio foram muito importantes para darem o direcionamento do tema. O primeiro excerto, retirado do texto O que é cinema, de Jean-Claude Bernadet, nos conta como um objeto voltado para o trabalho científico, o cinematógrafo, acabou sendo usado também como entretenimento, atingindo um grande número de pessoas. Isso nos mostra como o cinema foi um veículo de informação importante ao longo dos anos para nos contar diferentes narrativas, diferentes histórias e experiências.
E por falar sobre experiências atreladas ao cinema, temos o excerto II, que, por meio de uma reflexão de Edgar Morin, nos mostra o cinema como uma possiblidade de transpor universos pessoais, conforme o próprio excerto nos diz, o que demanda um gesto interpretativo do sujeito telespectador.
Vejam que tanto o excerto I quanto o II não trazem à tona a questão da democratização do cinema, mas deixam claro a importância dessa arte para a formação cultural de uma sociedade. Já nos excertos seguintes, podemos fazer uma ponte para a temática da democratização do acesso ao cinema. No excerto III, há dados sobre como os brasileiros assistem a filmes no Brasil e como a maioria tem acesso a filmes por meio da televisão. A partir dos dados, observamos um grande interesse da população Brasileira por filmes e, devido a essa observação devemos nos perguntar: Se o brasileiro gosta tanto de filmes, por que não vai assisti-los no cinema, onde a qualidade de som e imagem é muitas vezes melhor do que o que temos em casa. Para responder essa pergunta, temos a ajuda do excerto IV, que nos traz informações sobre a diminuição dos cinemas no Brasil, sobre a relação entre cinema e shoppings centers e o fato de os cinemas atenderem apenas uma parte da população, a mais abastada financeiramente, não sendo comuns em áreas carentes ou na região norte e nordeste do Brasil, o que mostra o cinema como algo da elite.
Essa breve análise dos excertos da coletânea nos permitem dizer que eles acabam dando o tom da proposta, ou seja, eles nos mostram como devemos pensar o cinema na relação com o sujeito e com o social e porque torna-lo acessível para todos, ou seja, como o cinema poderá ser mais inclusivo. Nessa proposta, deveríamos pensar a inclusão não só da população carente, mas daqueles que têm alguma deficiência, como pessoas cegas e/ou surdas, por exemplo.
Como tornar o cinema mais acessível? Essa pergunta deveria permear toda a discussão e, a partir dela, elaborar algumas propostas de intervenção como a diminuição dos valores de ingresso, podendo ser subsidiado pelo governo, a implementação de mais cinemas de ruas acessíveis a todos, possibilitando, assim, que mais pessoas, muitas vezes carentes, tenham acesso a essa arte, a essa forma de cultura. Já para aqueles que tenham alguma deficiência, principalmente, pensar em seções especiais com interpretes e audiodescrição, por exemplo.
Bom, essa foi uma breve análise da proposta do Enem tendo como foco não só a temática, mas como os textos motivadores dão o tom ao recorte temático. Logo, nesse tema, não foi possível ignorá-los. O candidato pode até não tê-los usados em seu texto, mas eles foram necessários para uma interpretação mais profunda do tema.
Bem, como disse, essa é uma breve análise da prova. Espero que tenham gostado dessa breve análise! E para aqueles que estão fazendo Enem, boa sorte domingo que vem!!!
“Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
A prova de redação do Enem 2019: breve análise
Método Redação Definitiva para o Enem
Correções de redação feitas por professores experientes
Método de escrita completo em vídeos curtos e didáticos
Cadernos Temáticos semanais para você construir repertório sociocultural
Tira-dúvidas com os professores e suporte especial
Acesso por 1 ano. Veja as aulas quantas vezes quiser e envie suas redações dentro do período de acesso.
0 comentários