Olá a todos!
Vamos, hoje, conversar com vocês sobre o tema do Enem: Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Este foi um tema um tanto quanto inesperado, mas que traz para a discussão um assunto que esteve muito em voga por conta das polêmicas sobre a Ancine, a Agência Nacional de Cinema, e de forma geral, sobre a diminuição no incentivo governamental na área da cultura. 
O candidato deveria tomar muito cuidado com esse tema para não tangenciar a discussão: ele deveria falar sobre a democratização do cinema, logo, deveria discutir como é possível que todos tenham acesso à 7a. arte. Nesse sentido, o candidato que falasse apenas de sobre a falta de incentivo ao cinema, sem tocar na questão da ampliação do seu acesso estaria tangenciando o tema da proposta.
Nessa proposta, os textos de apoio foram muito importantes para darem o direcionamento do tema. O primeiro excerto, retirado do texto O que é cinema, de Jean-Claude Bernadet, nos conta como um objeto voltado para o trabalho científico, o cinematógrafo, acabou sendo usado também como entretenimento, atingindo um grande número de pessoas. Isso nos mostra como o cinema foi um veículo de informação importante ao longo dos anos para nos contar diferentes narrativas, diferentes histórias e experiências. 
E por falar sobre experiências atreladas ao cinema, temos o excerto II, que, por meio de uma reflexão de Edgar Morin, nos mostra o cinema como uma possiblidade de transpor universos pessoais, conforme o próprio excerto nos diz, o que demanda um gesto interpretativo do sujeito telespectador. 
Vejam que tanto o excerto I quanto o II não trazem à tona a questão da democratização do cinema, mas deixam claro a importância dessa arte para a formação cultural de uma sociedade.  Já nos excertos seguintes, podemos fazer uma ponte para a temática da democratização do acesso ao cinema. No excerto III, há dados sobre como os brasileiros assistem a filmes no Brasil e como a maioria tem acesso a filmes por meio da televisão. A partir dos dados, observamos um grande interesse da população Brasileira por filmes e, devido a essa observação devemos nos perguntar: Se o brasileiro gosta tanto de filmes, por que não vai assisti-los no cinema, onde a qualidade de som e imagem é muitas vezes melhor do que o que temos em casa. Para responder essa pergunta, temos a ajuda do excerto IV, que nos traz informações sobre a diminuição dos cinemas no Brasil, sobre a relação entre cinema e shoppings centers e o fato de os cinemas atenderem apenas uma parte da população, a mais abastada financeiramente, não sendo comuns em áreas carentes ou na região norte e nordeste do Brasil, o que mostra o cinema como algo da elite. 
Essa breve análise dos excertos da coletânea nos permitem dizer que eles acabam dando o tom da proposta, ou seja, eles nos mostram como devemos pensar o cinema na relação com o sujeito e com o social e porque torna-lo acessível para todos, ou seja, como o cinema poderá ser mais inclusivo. Nessa proposta, deveríamos pensar a inclusão não só da população carente, mas daqueles que têm alguma deficiência, como pessoas cegas e/ou surdas, por exemplo. 
Como tornar o cinema mais acessível? Essa pergunta deveria permear toda a discussão e, a partir dela, elaborar algumas propostas de intervenção como a diminuição dos valores de ingresso, podendo ser subsidiado pelo governo, a implementação de mais cinemas de ruas acessíveis a todos, possibilitando, assim, que mais pessoas, muitas vezes carentes, tenham acesso a essa arte, a essa forma de cultura. Já para aqueles que tenham alguma deficiência, principalmente, pensar em seções especiais com interpretes e audiodescrição, por exemplo.
Bom, essa foi uma breve análise da proposta do Enem tendo como foco não só a temática, mas como os textos motivadores dão o tom ao recorte temático. Logo, nesse tema, não foi possível ignorá-los. O candidato pode até não tê-los usados em seu texto, mas eles foram necessários para uma interpretação mais profunda do tema. 
Bem, como disse, essa é uma breve análise da prova. Espero que tenham gostado dessa breve análise! E para aqueles que estão fazendo Enem, boa sorte domingo que vem!!!
“Democratização do acesso ao cinema no Brasil”

Participe gratuitamente das melhores aulas de redação da internetAprenda com os nossos especialistas as estratégias para tirar mais de 900 na Redação do Enem. Vamos te ajudar toda semana pra que você faça a prova com tranquilidade e seja aprovado.
Cadastre-se