Olá, vestibulando!

O final do ano está chegando e, com ele, as provas e exames vestibulares. O ENEM é um desses exames, inclusive um dos mais aguardados entre os vestibulandos, pois, por meio dele, é possível ingressar em universidades federais, dar um up na nota de alguns vestibulares ou ainda conquistar uma bolsa em uma universidade particular. A prova ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro, ou seja, daqui a 2 meses!

Diante dessa proximidade, você pode estar se perguntando: será que ainda dá tempo de se preparar para a redação do ENEM? Sim, ainda dá tempo! Mas, para realizar esta preparação, é importante que você siga as dicas que apresentamos a seguir:

Pratique em dobro

Sejamos realistas, aprender a fazer redação é um processo, que pode ser mais ou menos extenso, isso depende do tipo de preparação que é feito e do nível de dificuldade que o aluno tem. Neste processo, o segredo é praticar bastante a escrita, pois é só escrevendo que a gente aprende a escrever. Considerando que o tempo até a prova do ENEM é curto, é preciso que você pratique em dobro, que você realmente dedique seu tempo a essa preparação, pois só assim conseguirá superar este obstáculo.

Tenha o acompanhamento de um professor

Porém, de nada adianta escrever muitas redações se você não tiver um professor para ler os seus textos e apontar os problemas que precisam ser corrigidos. Se fizer esse percurso sozinho, vai acabar nadando, nadando e morrendo na praia. Por isso é importante ter o acompanhamento de um professor, pois ele poderá identificar se você tem problemas em modalidade ou em construção do gênero, se precisa aumentar o repertório lexical ou de conhecimento de mundo, se precisa aprofundar a argumentação, etc. Com esse diagnóstico, você pode focar nesses pontos e ter um resultado mais rápido.

Analise os erros e reflita sobre eles

O trabalho com a redação exige um movimento de ida e volta ao texto, ou seja, depois que você escreveu e o professor corrigiu, você precisa voltar ao texto e ver tudo o que o professor assinalou como problema. Precisa também refletir sobre esses problemas, ou seja, se você não entender algo que o professor apontou, pergunte a ele, peça que dê exemplos de como deveria ser feito. Isso ajudará você a compreender no que você errou e como pode melhorar. Nesse processo, é importante que você estude os pontos que tem mais dificuldade. Por exemplo, se o professor apontou que você tem problemas para fazer a coesão do texto, estude o que é coesão, quais são os recursos coesivos que podemos utilizar, tente identificá-los em textos que são considerados bons textos, como artigos de jornalistas renomados, por exemplo. Isso o ajudará a compreender sua dificuldade e a aprender a contorná-la.

Então, sem pânico! Mantenha a calma, trace um planejamento de estudos e procure um professor para te acompanhar nessa preparação. Fazendo isso e seguindo as nossas dicas, você pode ter uma boa preparação para a prova de redação do ENEM.

Bons estudos e até a próxima!

Profa. Danusa

Shares

Compartilhe!

Basta 1 clique para compartilhar este conteúdo com seus amigos!

Shares