Publicidade infantil em questão no Brasil. Essa foi a proposta da redação do Enem deste ano. Uma proposta que traz um tema polêmico, pois envolve duas questões relevantes: a liberdade de expressão por parte das agências de publicidade e a manipulação de um público muito influenciável e capaz de influenciar os pais: as crianças.

Muitos candidatos, depois da prova, postaram no Facebook o que acharam do tema da redação. Alguns disseram que ele foi fácil de ser desenvolvido, já outros reclamaram da sua complexidade.

Bom, o tema realmente era complexo, mas isso pode ser um ponto positivo em uma dissertação dissertativa-argumentativa. Temas complexos te possibilitam olhar a questão por vários prismas e discuti-la por diversas perspectivas. Você poderia fazer um paralelo entre o ponto de vista dos publicitários e dos ativistas dos direitos da criança e dos adolescentes (perspectiva apontada no texto 1 da coletânea); você poderia discutir como as propagandas atingem as crianças e como isso pode prejudicá-las ou não, dependendo do seu posicionamento, entre outros.

O importante nessa redação é que você tenha trabalhado o tema com argumentos claros e bem desenvolvidos, deixando claro o seu ponto de vista sobre a questão, e que levem para uma proposta de intervenção que seja possível de ser posta em prática, mostrando o papel do governo e sociedade, bem como as suas consequências.

-Profa. Fernanda

 

Nós da EscreverOnline estamos muito felizes em saber que estamos abrindo o caminho correto para nossos alunos. Pelo segundo ano seguido, o tema da redação do Enem foi abordado em uma proposta de redação nossa! Como temos uma proposta inédita por semana, é bem provável que acertemos alguns temas que possam cair no vestibular. Desse modo, o beneficio é todo seu, vestibulando! 

 

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