Olá vestibulandos! No post anterior, vimos como funciona e quais são as características da prova de redação do ENEM. Hoje, quero mostrar para vocês como funciona a prova de português. Então, atenção às dicas!

As questões da prova de português são sempre contextualizadas por fragmentos de reportagens, charges, poemas, trecho de música etc. A prova é elaborada com base na noção de gênero discursivo. Os gêneros são tipos de textos que possuem as mesmas características como o estilo e a estrutura do texto. Por exemplo, sabemos que o gênero ‘receita culinária’ é dividida em duas partes: primeiro os ingredientes e depois o modo de preparo. Ou ainda, quando escrevemos um e-mail, temos que iniciar com uma saudação, assim como fazíamos com as cartas.

Nossa vida e todas as relações que estabelecemos com as pessoas são permeadas de gêneros discursivos. Até para falar com os amigos ou nossa família, utilizamos gêneros do cotidiano. Isto quer dizer que você já tem pleno domínio de inúmeros gêneros. O papel da escola é fazer com que você transite por outros gêneros, sobretudo os escritos. Por isso, o ENEM quer saber se você é capaz de analisar e utilizar diferentes tipos de texto escrito. Há uma diversidade muito grande de gêneros discursivos ao longo das 40 questões e a prova exige que o candidato conheça diferentes tipos de texto. Selecionei alguns exemplos da prova do ENEM de 2013 para mostrar a vocês:

 

q1 q2

 

 Até as questões gramaticais estão relacionadas a um texto anterior. No exemplo abaixo, a questão está relacionada a um quadrinho:

 

q3 

Como vimos no post de hoje, para se sair bem na prova de português do ENEM, o candidato não precisa recorrer à decoreba ou se preocupar especificamente com a gramática. O importante é fazer uma leitura atenta dos textos e do que se pede nas questões, analisando sempre as características daquele gênero. Para se preparar, comece desde já a ler diferentes tipos de textos: jornalísticos, literários, digitais, entre outros. Quanto mais familiaridade você tiver, melhor o desempenho na prova. E claro, não se esqueça de estudar e praticar a redação constantemente.

 

Bons estudos e até o próximo post!

Professora Flávia

 

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.