Olá vestibulando!

Como disse na semana passada, hoje faremos uma análise das duas propostas de redação do Vestibular da Unicamp 2014 para que você possa aprender como identificar e desenvolver os três elementos pedidos por esta prova: propósito, gênero e interlocução.

Vestibular UNICAMP 2014: http://www.comvest.unicamp.br/vest2014/F1/f12014QX.pdf.

TEXTO 1

Propósito: o aluno responsável pela oficina cultural na escola deve relatar as atividades realizadas pelo projeto, contemplando os seguintes aspectos:

  • Apresentação do projeto (público-alvo, objetivos e justificativa)
  • Relato das atividades desenvolvidas
  • Comentários sobre os impactos dessas atividades na comunidade

Gênero: relatório de atividades (linguagem mais formal e objetividade).

Interlocução: aluno responsável pela elaboração e execução da oficina cultural (locutor) x comissão composta por professores da escola (interlocutor). O gênero relatório, por ser mais formal e objetivo, pede uma interlocução indireta, sendo assim, o texto pode ser redigido de forma impessoal ou em terceira pessoa do plural (uma vez que o aluno que relata também fez parte das atividades).

TEXTO 2

Propósito: um membro de uma associação de moradores deve elaborar uma carta aberta dirigida às autoridades municipais para reivindicar ações para a melhoria da mobilidade urbana na cidade.

  • Argumentar sobre a necessidade de melhorias
  • Fazer a reivindicação

Gênero: carta aberta (linguagem formal, interlocução direta, título “Carta aberta a…”).

Interlocução: membro de uma associação de moradores (locutor) x autoridades municipais (interlocutor). Interlocução direta – uso de pronomes e vocativo. O gênero carta sempre prevê uma interlocução direta. Para que esta interlocução seja consistente, você deve construir a imagem do locutor e do interlocutor. Além disso, ela deve ser constante, ou seja, não basta apenas inserir o título “carta aberta dirigida às autoridades municipais”, é preciso que você se dirija a elas ao longo de todo o texto. Observe também que a carta é dirigida às autoridades municipais, e não ao governo federal, à presidente, ao governador, etc.

Um ponto importante a ser destacado é que, além do enunciado da proposta, a prova traz textos de apoio que podem ser utilizados pelo candidato para desenvolver o conteúdo do seu propósito, de forma situada e consistente. Por isso, leia estes textos com cuidado e veja o que você pode extrair deles para construir sua redação. Outro ponto a ser observado é que a prova destaca os elementos principais (propósito, gênero e interlocução), facilitando, assim, a identificação da “tarefa” ao candidato.

Nos próximos posts, vamos analisar redações acima e abaixo da média deste vestibular para que fique mais claro como você deve contemplar os critérios pedidos por esta prova.

Bons estudos e até a próxima!

Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.