Olá pessoal!

No post anterior falamos das características gerais da prova da Fuvest. Hoje, vamos analisar uma proposta desse vestibular, a redação da Fuvest 2009 que tinha como tema “Fronteiras”, como você pode ver aqui: http://www.fuvest.br/vest2009/provas/2fase/por/por2f2009.pdf.

A prova traz uma foto de uma fronteira física (entre Holanda e Bélgica), o verbete da palavra fronteira e um pequeno texto que sintetiza as ideias trazidas anteriormente, acrescentando outros aspectos que podem ser levantados por este tema (fronteiras físicas, psicológicas, etc.). Este é um exemplo de tema que envolve a humanidade como um todo, pois a questão das fronteiras tem acompanhado o homem, independentemente do tipo de organização social e do tempo histórico.

Percebemos, assim, que a prova não limita a abordagem do tema, pois não há uma pergunta motivadora ou um enunciado propositivo que peça a discussão de uma questão específica. Isso, por um lado, é bom, pois há um risco menor de “fugir do tema”, uma vez que você pode abordá-lo a partir de diferentes aspectos. Por outro lado, pode ser um problema, se você não conseguir definir um foco para o seu texto. Em propostas desse tipo, mais amplas, esta é a sua primeira tarefa: definir qual será o foco do texto. Vamos fazer este exercício?

Exemplo 1: fronteira física

Se você optar por abordar a questão das fronteiras físicas, não basta dizer que elas dividem certos espaços e dar exemplos de alguns lugares, você precisa ir além e discutir questões mais profundas, tais como quais os impactos dessas fronteiras, o que elas mostram sobre o ser humano, por que elas estão presentes mesmo em culturas diferentes, como elas são delimitadas hoje, se elas de fato conseguem delimitar espaços, qual a relação da fronteira com a cultura, etc. Por exemplo, você pode discutir a necessidade que o homem tem de delimitar seu espaço e como essa necessidade é influenciada por uma cultura compartilhada por determinado grupo. Você pode tratar também de como as fronteiras estão em constante movimento, principalmente, devido às guerras por disputas de território e, neste caso, você teria o conflito entre Israel e Palestina como um bom exemplo para sustentar sua argumentação.

 

Exemplo 2: fronteiras psicológicas

Você poderia também tratar das fronteiras psicológicas, ou seja, dos limites que os indivíduos impõem a si mesmos e aos outros ou ainda dos limites que são impostos aos indivíduos, definidos pelo Estado, pela sociedade, etc. Neste caso, você poderia discutir, por exemplo, os limites entre os relacionamentos afetivos (entre amizade e amor, maternidade e amizade), os limites que a sociedade impõe aos indivíduos, as fronteiras entre certas questões morais como a ética e a sobrevivência, etc. Pode-se também relacionar as fronteiras psicológicas com as fronteiras físicas.

Exemplo 3: Fronteiras físicas e globalização

Outra possibilidade é discutir a relação entre as fronteiras físicas e a globalização. Será que atualmente as fronteiras têm o mesmo papel que tinham antigamente? Para que elas ainda são importantes e para o que não são mais? O mundo digital pode acabar com as fronteiras? Como os meios de transporte encurtaram as fronteiras? A primazia da organização do mundo em blocos e não mais em países, como a União Europeia, por exemplo. Neste caso, a fronteira entre Bélgica e Holanda ainda faz sentido?

Perceba que nossos exemplos mostram a amplitude de possibilidades de se abordar um tema quando a proposta é mais genérica. Por isso, é importante que, ao se deparar com esse tipo de proposta, como a da Fuvest, você pense um pouco sobre os elementos que ela traz e sobre as questões que o tema pode suscitar e, em seguida, defina o foco da sua dissertação, traçando o caminho que o texto deverá percorrer. Aproveite a liberdade de definir o foco do texto, mas não se distancie dele.

Faça o mesmo exercício que fizemos aqui com outras propostas da Fuvest! Assim, você irá treinar a habilidade de levantar ideias e recortá-las em torno de um foco temático. Na próxima semana, vamos analisar uma redação que desenvolveu este tema com um desempenho acima da média. Bons estudos!

Profa. Danusa

 

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.