Breve análise da prova de redação da Unicamp 2015

12 jan 2015 | Blog | 0 Comentários

Olá a todos!

Hoje vou falar um pouco sobre a prova de redação da Unicamp. Nesse Domingo começou a 2ª fase do vestibular da Unicamp e esse ano foi o primeiro com a redação na 2ª fase e não na primeira, como era de costume. Como nos vestibulares anteriores, este também exigia do candidato a elaboração de dois textos de gêneros discursivos diferentes.

Clique aqui para baixar a prova da fonte oficial

No Texto 1, o candidato deveria produzir uma síntese, ou seja, um resumo (gênero já pedido no vestibular de 2013) sobre o tema a humanização no atendimento à saúde. Como o gênero pedido era um resumo, não deveriam aparecer marcas de interlocução, como “nós”, “você(s)”, entre outras, o que descaracteriza o gênero. Além disso, não poderia haver a opinião do autor sobre a questão, mas apenas as informações mais importantes dos dois excertos em relação ao tema, bem como a relação entre eles. É importante que o candidato, para elaborar os itens a/b/c pedidos na proposta, usasse apenas os excertos A e B, e escrevesse o texto em registro formal, já que este deve ser apresentado em uma situação de aula ou reunião de grupo em uma universidade.

Em relação ao Texto 2, o candidato deveria escrever uma carta-convite em nome de um grupo de alunos para a comunidade escolar. Como o próprio nome já diz, a carta deve ser um convite à comunidade escolar para discutir como enfrentar a violência na escola. O interlocutor da carta deve ser o grupo de alunos, que pode ser marcado por “nós, alunos”,os alunos da escola X”, etc, e a comunidade escolar. A interlocução deve ser estabelecida ao longo da carta, o que caracteriza o gênero, e não apenas no início e no final do texto.

Nessa carta, é preciso que o candidato construa uma justificativa sobre a importância dessa reunião à comunidade escolar para convencê-la a participar do evento. Para elaborar os argumentos da justificativa e das possibilidades de solução para o problema, o candidato deveria se basear no texto-fonte. A proposta também pede que a carta seja assinada pelo grupo e que também seja informado o dia, horário e local da reunião. Esses itens são tão importantes quanto à justificativa e à solução para o propósito.

Bom, esse foi um breve comentário sobre as propostas da prova de redação do vestibular da Unicamp 2015. Como pode-se observar, os dois textos da prova pedem que o candidato produza gêneros que circulam em nossa sociedade, em nosso cotidiano. Então, é importante que o candidato, além de seguir o que foi pedido e usar os textos-fonte, escreva os textos como se fosse uma situação real e não uma simulação em uma prova de vestibular.

 

Um abraços a todos!

Profa. Fernanda

 

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