Olá, vestibulando!
Hoje vamos falar de uma etapa importante que você deve realizar na hora da prova: o rascunho da redação. Muitos candidatos têm o péssimo hábito de ler a proposta e saírem escrevendo na folha de prova, e aí, conforme vão escrevendo, vão percebendo que algumas ideias não funcionam bem ou que algumas frases não estão bem construídas. O que fazer neste caso? Não há nada a fazer senão rasurar o texto, o que deixa a folha de prova poluída e muitas vezes confusa para o corretor. Daí a importância do rascunho. Além disso, não é importante apenas fazer o rascunho, mas também saber fazê-lo. Afinal, o tempo de prova é curto, então você deve otimizá-lo.
 
conceptPara desenvolver um bom rascunho, a primeira coisa a fazer é construir um projeto de texto (coisa que já abordamos em outros posts de nosso blog). Faça um esboço dos principais tópicos que você deseja abordar, definindo de que forma vai estabelecer as relações entre eles e também a tese que será defendida (no caso de textos argumentativos).
 
pencilEm seguida, escreva o texto a lápis em uma folha de rascunho. Escrever a lápis é importante pois, conforme você vai reformulando o que escreve, já vai apagando e substituindo, sem deixar nenhuma rasura pelo caminho (que pode atrapalhar a sua leitura na hora de passar o texto a limpo).
 
readingLeia o seu rascunho e corrija as falhas do texto antes de passá-lo para a folha definitiva. Verifique se abordou todos os tópicos que havia esboçado no projeto de texto e se as relações foram bem construídas.
 
timeEstando tudo certo, é só passar o texto a limpo na folha definitiva. Tenha em mente que você tem um tempo para fazer não só a redação, mas também as questões, portanto, não fique reescrevendo muitas vezes no seu rascunho, pois você precisa administrar o tempo para conseguir transcrever o texto. De nada adianta escrever um texto excelente no rascunho e não conseguir transcrevê-lo para a prova.
Este é um aspecto muito importante, pois, se você não tiver tempo de transcrever o texto e entregar o rascunho, ele não será corrigido. Só é corrigido o texto que consta na folha definitiva da prova. Portanto, antes de começar o rascunho, defina a quantidade de tempo que você vai utilizar para fazê-lo e depois para transcrevê-lo.
 
quill_with_ink_filledOutro aspecto importante é que o rascunho não é a mesma coisa que o projeto de texto. Este é apenas um esboço em tópicos, já o rascunho é o texto desenvolvido em toda a sua estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão. Então, capriche no rascunho, pois ele é o seu texto, que depois só será transcrito para a folha de prova.
Como exercício, você pode escolher algumas propostas de redação em nosso site, definir um tempo, desenvolver o rascunho e depois passar a limpo em uma folha. Assim, na hora da prova, você terá mais facilidade para organizar o seu tempo. Lembre-se também de enviar seu texto para correção gratuita em nossa comunidade! :)
 
Bons estudos e até a próxima!
Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.