Como ler mais e construir repertório sociocultural (quase) sem esforço

11 maio 2021 | Estratégias e Técnicas de Estudo | 0 Comentários

Muita gente me pergunta: como posso construir repertório? Como posso ler mais?

A realidade é a seguinte: a maioria das pessoas encara a leitura como algo extremamente formal, protocolar, e até mesmo glamourizado.

Quem nunca imaginou uma cena como a da imagem abaixo quando o assunto é leitura? Ler, na cultura popular, sempre foi uma atividade retratada como algo idealizado.

Essa impressão permanece para muita gente. O que é ler, na impressão geral das pessoas? Separar 4 horas do dia, sentar-se em uma poltrona ao lado de uma lareira, acender um cachimbo e, com o fiel cão aos pés, pegar um antigo volume e esquecer completamente da vida (preferencialmente ouvindo a chuva do lado de fora)?

Isso está no nosso imaginário porque já apareceu muito em filmes, ilustrações, propagandas…

O problema é que isso trava as pessoas. Encarar leitura como um processo extremamente formal, que exige as condições perfeitas para acontecer, tira de você as pequenas oportunidades de aproveitar um tempo livre e, simplesmente… abrir um livro e começar a ler!

A realidade se parece mais com a imagem a seguir: para ler, você pode aproveitar qualquer tempo, em qualquer lugar. Não precisa criar toda uma situação ideal e formal. Pode ser no ônibus, pode ser enquanto espera na fila, pode ser quando aparece um tempo livre no dia…

Para ler, você simplesmente abre o livro e lê. Sem romantizar. Não existe desculpa de falta de tempo: você não precisa separar metade do dia – pode começar com 5 minutos. Aliás, é muito bom começar com pouco, mesmo.

Então, vamos lá: simplesmente comece a ler. Esse pouquinho, todos os dias, vai se somando e construindo seu conhecimento de mundo. Quando você menos perceber, vai ter avançado muito – muito mais do que os que continuaram romantizando a leitura e se convencendo de que não têm “tempo”… combinado?

Um abraço,
Prof. Alexandre

 

Obs.: talvez você não tenha ouvido falar, mas nossos assinantes têm acesso ao que chamamos de “Cadernos Temáticos”. São como revistas temáticas, semanais, que ajudam a construir repertório sociocultural facilmente. Toda semana tem um super tema novo, discutido a fundo com todas as relações, citações, alusões, referências históricas/sociais, etc. Isso faz parte do nosso plano premium, que também conta com um curso e correções profissionais de redação. Você pode saber mais sobre isso clicando aqui.

Método Redação Definitiva para o Enem

Z

Correções de redação feitas por professores experientes

Método de escrita completo em vídeos curtos e didáticos

Cadernos Temáticos semanais para você construir repertório sociocultural

u

Tira-dúvidas com os professores e suporte especial

Acesso por 1 ano. Veja as aulas quantas vezes quiser e envie suas redações dentro do período de acesso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.