Como lidar com a pressão dos pais e amigos?

6 nov 2015 | Blog | 0 Comentários

Olá, vestibulando!
 
Todos nós sabemos o quanto é difícil a preparação para o vestibular. A sua vida passa a girar em torno disso, não só porque você precisa dedicar muitas horas aos estudos, mas também porque todos sabem o que você tem feito e, por isso, perguntam constantemente como está sua preparação, a sua ansiedade, se você está estudando bastante, se acha mesmo que vai passar… Infelizmente, há também aquelas pessoas que acabam te jogando para baixo com comentários do tipo “Ah, mas essa prova é muito difícil, será que você consegue?”, “Tem certeza de que esse vestibular é para você?”.
Resumindo: a vida de um vestibulando não é nada fácil. Porém, você precisa aprender a lidar com essa pressão, pois ela é inevitável. Os parentes e amigos não fazem isso por mal, eles apenas se preocupam com você e querem participar desse momento tão importante. Por isso, em vez de se fechar e excluí-los do processo, siga algumas dessas dicas para enfrentar toda essa pressão:
 

  1. Converse sempre! A melhor solução para qualquer problema é o diálogo.

Se os seus pais querem determinar a sua escolha profissional, converse com eles a respeito de modo calmo, ouça as sugestões deles e argumente sobre as suas escolhas para que eles possam entendê-la e, quem sabe, aceitá-la.
Se as pessoas não acreditam nas suas chances de passar no vestibular, mostre que você precisa do apoio delas para que possa ter confiança, pois este é um primeiro passo para conquistar a vaga na faculdade. Mostre também como você tem se dedicado aos estudos para que elas entendam que você está fazendo o máximo que pode para passar no vestibular.
Explique como o vestibular funciona para aqueles que acham que ele é um bicho de sete cabeças e que, por isso, você não conseguiria enfrentá-lo. Mostre que com esforço e dedicação é possível superá-lo.
 

  1. Sempre reserve um tempo para atividades relaxantes, de preferência com familiares e amigos, para que você possa tirar um pouco o foco do vestibular e também não se distanciar deles.

 

  1. Se a pressão for excessiva e estiver causando muitos problemas, a ponto de provocar sintomas físicos, como crises de ansiedade, alergias, insônia, tristeza, desânimo, etc., procure um profissional especializado para ajudá-lo a superar essa fase, mas não exclua os pais. É importante que eles saibam como você se sente para também poderem ajudá-lo.

 

  1. Por fim, estude bastante. A melhor arma para enfrentar a pressão sobre nós é a confiança. Se você puder confiar que estudou o bastante e que está preparado, certamente a pressão terá menos influência sobre você, o que lhe permitirá realizar uma preparação mais tranquila e uma boa prova.

 
A pressão existe, mas não se deixe influenciar negativamente por ela. Confie em você e no trabalho que tem feito, converse sempre que necessário para deixar claro que neste momento você precisa de muito apoio.
Bons estudos e até a próxima!
Profa. Danusa

Método Redação Definitiva para o Enem

Z

Correções de redação feitas por professores experientes

Método de escrita completo em vídeos curtos e didáticos

Cadernos Temáticos semanais para você construir repertório sociocultural

u

Tira-dúvidas com os professores e suporte especial

Acesso por 1 ano. Veja as aulas quantas vezes quiser e envie suas redações dentro do período de acesso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *