Olá, vestibulando
 
Hoje vamos falar sobre como aproveitar melhor os comentários dos corretores, no momento da análise das redações, a fim de melhorar a escrita e obter sucesso na produção textual.
high_importanceComo vocês já sabem, a redação é muito importante no vestibular; se bem elaborada, pode ser a diferença entre um candidato bem pontuado e aquele que não atingiu a meta pretendida. E para que o texto seja cada vez mais consistente, o papel do corretor, um professor especialista em redação, é fundamental.
Cada redação é corrigida levando em consideração os critérios essenciais cobrados nos vestibulares, como o trabalho com o tema, o desenvolvimento das ideias apresentadas, o diálogo com os textos motivadores, bem como com os conhecimentos de mundo do candidato, além do trabalho com o léxico, com as questões gramaticais e, ainda, o bom uso dos recursos coesivos. Ao analisar cada texto, o corretor mostrará o que precisa ser aperfeiçoado em vista de uma escrita clara que atenda todas as exigências do tema em questão.
 
geo_fence_filledHá redações, por exemplo, que são muito extensas. O papel do corretor será apontar para a necessidade de o aluno ser mais objetivo. Ao contrário disso, há também textos muito curtos, devendo ser mostrado que é preciso desenvolver mais as ideias, afinal, nem sempre o que está em nossa mente é compreendido pelo leitor, não é mesmo? É necessário expressar as informações com clareza, sem lacunas ou ambiguidade.
 
questionAlém disso, o exercício da escrita requer domínio lexical e gramatical, sendo necessário ter cuidado com as escolhas vocabulares e com os equívocos referentes à norma padrão da língua. A respeito disso, o corretor também fará apontamentos importantes para que a melhora na escrita seja realmente atingida. Sobre cada trecho indicado pelo professor, reflita, releia, repense, questione! Se for preciso, volte à gramática, retome as regras, faça perguntas e reformule as passagens marcadas. É com treino que se consegue bons resultados.
 
pencilPortanto, siga as instruções dos corretores no intuito de redigir um bom texto. Mas não se esqueça: tanto planejar quanto revisar é fundamental! Além de construir um projeto de texto antes de iniciar sua escrita, aproveite as dicas do professor para refazer sua redação. Isso mesmo! Reescrever é um exercício de fixação e de aprendizado extremamente eficaz. Quando colocamos os ajustes em prática, ao invés de apenas observá-los, estamos dando passos a caminho do desenvolvimento e do domínio da escrita formal. Por isso, dedique-se e pratique!
 
Bons estudos e até a próxima.
Profª Aline

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.