Olá, vestibulando!
Neste momento, estão ocorrendo as provas dos vestibulares pelo país, assim como a finalização de uma etapa importante na vida do estudante: a conclusão dos estudos no ensino médio. Ou seja, é um momento em que aqueles que estão se formando agora começam a pensar sobre a faculdade que querem cursar, mas também um momento em que muitos vestibulandos ainda não conseguirão a tão sonhada vaga na faculdade, uma vez que há muitos concorrentes para poucas oportunidades.
 
define_location_filledEsse post é para você que se encontra em uma ou em outra situação. Preparar-se para o vestibular é um processo bastante intenso, que envolve a revisão de uma quantidade muito grande de conteúdos e, muitas vezes, também a aprendizagem, nos casos em que se tem mais dificuldade com determinada matéria ou em que o ensino na escola não foi bom o bastante.
Por isso, é importante que você não deixe para iniciar a sua preparação só no ano que vem. É preciso ganhar tempo para dar conta de tudo, por isso, você pode iniciar já a sua preparação. Como?
 
questionPara o vestibulando de primeira viagem, aconselhamos que aproveite o mês de dezembro para pesquisar os cursos que tem vontade de fazer, bem como as faculdades que seriam viáveis ou interessantes. Entre no site das universidades, leia as fichas dos cursos, consulte a grade de disciplinas, procure comentários de estudantes e/ou de formandos desses cursos.
Se possível, converse com alguém que fez o curso para conhecer mais a respeito. Leia também as provas dos vestibulares anteriores e as respostas comentadas para ter uma ideia de como elas são. Fazendo isso, você conseguirá perceber as suas afinidades e habilidades, assim como as suas dificuldades, definindo qual será o seu foco e agilizando a sua preparação.
 
restartPara o vestibulando que vai tentar mais uma vez, procure rever as provas, acessando sites que façam a resolução comentada da prova, para identificar quais são os pontos que você precisa melhorar para o próximo ano. Pesquise também o que outros vestibulandos fizeram nesta situação, como melhoraram a sua preparação no segundo ano para passar no segundo vestibular. Porém, tire uns dias também para descansar, afinal, 2016 será um ano de trabalho intenso!
 
todo_listAproveite ainda para pensar no planejamento dos seus estudos. Você vai fazer um curso preparatório? Em que horário irá estudar? Quantas horas diárias poderá se dedicar? Vá pensando nisso para já começar o ano estudando. Pense que você terá um ano pela frente, mas que há muito trabalho a fazer. Então se prepare e se organize para poder aproveitar este ano da melhor maneira possível!
 
Bons estudos e até a próxima semana!
Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.