Olá, vestibulando!
Hoje vamos fazer uma pausa em nossas resenhas de livros para o vestibular, a fim de discutir um assunto de extrema importância e que tem sido bastante questionado por vocês, o uso da pontuação. Vamos falar particularmente um pouco mais sobre o uso da vírgula como auxílio para a coesão textual.
 
High PriorityOs sinais de pontuação são muito importantes para que as ideias desenvolvidas em nossa redação realmente fiquem claras e atinjam o leitor da maneira pretendida. Eles podem ter três funções básicas:

  1. Marcar pausas realizadas na voz;
  2. Separar ideias ou orações;
  3. Trazer clareza para o texto ao desambiguizar enunciados.

 
ring_detailsCom relação às vírgulas, elas servem muito bem para as três funções acima citadas, mas precisamos tomar alguns cuidados quando as inserimos nos períodos que construímos em nosso texto. Temos observado algumas dúvidas muito recorrentes em seu uso; portanto, seguem aqui alguns usos bastante comuns e dicas para não errar mais:
 

  • A vírgula marca enumerações: nosso discurso sempre apresenta algumas pausas na apresentação das ideias. Estas, por sua vez, podem vir marcadas com vírgulas, sobretudo quando enumeramos elementos. Vejamos:

O apartamento possui três quartos, uma sala, uma cozinha e dois banheiros.
 

  • Elipse: as pausas no discurso podem ocorrer quando subtraímos algum termo com o intuito de evitar repetições. Nesse caso, usamos vírgula:

Joana comprou uma casa; Júlio, um apartamento. (Note que após Júlio deveria existir o verbo comprar, omitido para evitar repetição. Em vez dele, então, usamos vírgula).
 

  • A vírgula e as conjunções: cuidado vestibulando, Este é um errinho muito comum. Quando usamos conectivos em nosso texto, normalmente usamos vírgulas também. Se a oração for iniciada por um conectivo, use vírgula depois dele. Se o elemento coesivo estiver no meio da oração, use vírgula antes dele:

Saí atrasada. Apesar disso, cheguei no horário combinado.
Saí atrasada, mas cheguei no horário combinado.
 

  • Sujeito e verbo não devem ser separados por vírgula: cuidado para não separar o que não deve ser separado, vestibulando. Veja os exemplos:

Meu vizinho e toda a sua família viajaram ontem para o litoral.
Cuidado para não inserir vírgula antes de viajaram, errinho gramatical muito recorrente em redações e que tira vários pontos da nota final. Viajaram é o verbo, meu vizinho e toda a sua família é o sujeito. Não devem, portanto, estar separados por vírgula.
 

  • Explicações podem vir separadas por vírgulas: usando o exemplo acima, vamos observar o que acontece quando inserimos no texto uma explicação:

Meu vizinho e toda a sua família, que estão de férias, viajaram ontem para o litoral.
Nesse caso, foi inserida no período uma explicação, a de que os vizinhos estão de férias. Sendo assim, ela pode vir intercalada com vírgulas. Nesses casos, vestibulando, use vírgula antes e depois da explicação, ok?
 
Agora vamos praticar as vírgulas em nossas redações e evitar descontos desnecessários na nota final. Mãos à obra e até a próxima!
Profª Aline
 

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.