Olá, vestibulando!
A maratona de vestibulares não é nada fácil. Como se não bastasse a dificuldade em escolher um curso, o aluno ainda enfrenta um ano intenso de preparação, que termina com uma maratona de provas, que exigem muito conhecimento e capacidade de reflexão. Nesse contexto, é impossível não ficar ansioso, não é mesmo? Por isso, hoje trazemos algumas dicas para diminuir a sua ansiedade neste processo.
 

  • Conheça as bancas dos vestibulares

Um dos princípios para controlar o medo e a ansiedade é saber o que você irá enfrentar. Por isso, conhecer as bancas dos vestibulares que irá prestar é uma ótima oportunidade para se familiarizar com a prova. Dessa forma, você terá mais confiança para realizar o exame. Navegue nos sites das bancas, veja as provas anteriores e as resoluções comentadas, e leia o manual do candidato. Fazendo isso, você saberá como se preparar para as provas e não será pego de surpresa.
 

  • Identifique suas dificuldades e procure resolvê-las

Outra forma de aumentar a confiança e diminuir a ansiedade é identificar as suas dificuldades e procurar resolvê-las. Se você fica deixando de lado aquilo que não domina, quando chegar na hora da prova estará muito inseguro, o que pode fazer com que você esqueça até aquilo que já sabe. Por isso, se perceber que tem muita dificuldade em uma disciplina ou em um tema específico, procure estudá-la/lo com afinco. Tire suas dúvidas com professores e plantonistas e faça mais exercícios. Dessa forma, você conseguirá sanar suas dúvidas e se sentirá mais seguro e motivado para enfrentar as provas.
 

  • Converse com amigos, familiares e professores

Se você estiver muito ansioso em sua preparação, procure conversar com seus amigos. Pergunte o que eles fazem para driblar a ansiedade, se eles têm técnicas de estudos diferentes das suas e até se eles gostariam de estudar junto com você. Converse também com seus familiares e professores, pois eles podem compartilhar experiências que podem acalmá-lo e motivá-lo.
 

  • Se estiver muito ansioso, saia para espairecer

Se no momento em que estiver estudando, você estiver muito ansioso, a ponto de não conseguir entender mais nada do que está lendo ou fazendo, dê um tempo nos estudos e saia para espairecer. Você pode só sair do quarto e dar um tempinho na sala ou dar uma volta no bairro. Tente pensar em outra coisa e respire profundamente. Isso vai ajudá-lo a tranquilizar a mente e a retomar os estudos. Não adianta ficar quebrando a cabeça em algo que não está rendendo. Parar às vezes também é importante para que a mente descanse e amplie sua capacidade de pensar e memorizar.
 

  • Faça atividades físicas regulares

Esta é uma dica preciosa. Muita gente acha que, em ano de vestibular, não se deve fazer mais nada na vida além de estudar. Isso não é verdade. É importante, sim, que você dedique a maior parte do seu tempo aos estudos, mas também é importante reservar uma parte do tempo, ainda que pequena, a outras atividades, como a atividade física regular. Ela irá contribuir para a liberação de substâncias benéficas ao organismo, melhorando seu sono, sua capacidade de concentração e aprendizagem, além de fazer com que você relaxe um pouco, diminuindo, assim, sua ansiedade.
 
Siga essas dicas e você verá que será bem mais fácil enfrentar a maratona de vestibulares!
 
Bons estudos e relaxe! ;)
Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.