Olá, vestibulando
Como estão seus estudos preparatórios para o vestibular?
 
goal_filledCom as provas se aproximando, é comum muitos alunos ficarem ansiosos demais, o que pode prejudicar o desempenho nos estudos e, consequentemente, nas provas a serem realizadas nos próximos meses. Por isso, não perca o foco! Vamos hoje ver alguns depoimentos de alunos que superaram essa difícil etapa e conseguiram bons resultados.
 
gymnastics_filledPrimeiramente, vale lembrar que a prática é essencial, ainda mais nessa etapa decisiva, que são os meses que antecedem o vestibular. Muitas pessoas pensam que já treinaram o suficiente a redação e que agora o momento é de investir naquilo que, por ventura, não esteja devidamente apreendido. Claro que você deve estudar mais aquilo que ainda traz dificuldades, vestibulando, mas não se esqueça da redação! Como temos insistido, dedicação é fundamental para se obter uma boa pontuação. Então, se você parar justamente agora, pode sentir dificuldades no momento em que precisar escrever.
 
advertisingAlém disso, lembre-se de acompanhar tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo, e também de recordar os principais acontecimentos veiculados na mídia no primeiro semestre do ano, uma vez que é a partir deles, normalmente, que as propostas de redação são pensadas e elaboradas pelas universidades. Sendo assim, vale a pena recordar algumas discussões pertinentes.
 
pencilMas voltando à prática da escrita da redação, escreva ao menos um texto por semana, vestibulando, para que não deixe de exercitar tudo o que você já aprendeu ao longo de sua caminhada. Alguns de nossos ex-alunos, e inclusive uma de nossas professoras, ressaltaram em seus depoimentos para o portal EscreverOnline o quanto a escrita semanal, além das intervenções de professores especialistas, foram centrais para o sucesso nos mais diversos processos seletivos prestados por eles.
 
trophyVamos recordar, portanto, o que disse nosso ex-aluno Fábio Constantino que, durante seis meses foi um dedicado estudante que praticava semanalmente a escrita da redação. Ele, que havia tirado 620 no ENEM 2014, seguiu atentamente as dicas de nossa equipe de especialistas, estudou os temas disponibilizados e não desanimou na reta final. Com isso, conseguiu estar entre os 104 alunos do Brasil que conquistaram a tão sonhada nota 1000 na redação do ENEM 2015 e, assim, obteve uma vaga para o curso de Medicina. Além dele, o aluno Rayan Viana também foi aprovado para cursar Medicina, passando em seis universidades. Segundo ele, a nota 940 na redação foi crucial para tal conquista, nota obtida após muito esforço semanal na escrita de redações.
 
classroomNossa professora Danusa também já relatou como escrever semanalmente e seguir as dicas dos professores é fundamental. Ela, em sua trajetória, foi bolsista em um cursinho preparatório para vestibular. Por causa disso, a fim de manter sua bolsa, precisava entregar redações semanalmente. De acordo com ela, isso foi essencial para que, ao final daquele ano, obtivesse uma excelente nota na redação da Unicamp, onde estudou, e ficasse entre as melhores notas da redação da Fuvest.
 
E você, o que está esperando? Vamos praticar!
 
Boa escrita e até a próxima!
Profª Aline

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.