Olá, vestibulando!

Continuando as nossas dicas para as férias, hoje vamos sugerir alguns filmes que podem ajudá-lo a compreender melhor alguns fatos históricos e a desenvolver um senso crítico sobre a realidade que nos cerca, o que irá ajudá-lo a construir um repertório, ou o que costumamos chamar de conhecimento de mundo. Este é um jeito de você aprender ao mesmo tempo que descansa. Então separe a pipoca e reserve um tempinho para assistir aos filmes que indicamos a seguir! ;)

Conhecimento de mundo é fundamental para uma boa redação nos vestibulares e ENEM. Clique e veja como aproveitar as nossas dicas escrevendo um bom texto!

Aspectos de História Geral

Como você pôde perceber na escola, há muito o que estudar quando se trata de história mundial, na verdade, muitos acontecimentos são deixados de fora e acabamos estudando aqueles que foram mais marcantes e provocaram algum impacto na sociedade ocidental como um todo. Da mesma forma, há inúmeros filmes que tratam desses fatos históricos, mas selecionamos apenas cinco:

  • Adeus, Lenin!: mostra a sociedade alemã logo após a queda do muro de Berlim, abordando as diferenças entre os modos de vida capitalista e socialista durante a Guerra Fria.
  • A culpa é do Fidel: conta a história de uma família em Paris, que muda radicalmente a sua rotina ao se engajar politicamente. O filme mostra a agitação política da década de 70 em torno da possibilidade de constituição de governos comunistas.
  • Histórias cruzadas: um filme que nos faz rir e chorar ao mostrar a discriminação sofrida pelos negros na década de 60 nos Estados Unidos.
  • Persépolis: esta animação conta a história de uma garota iraniana que, na adolescência, vê o seu país mudar a partir da revolução que instaurou um regime autoritário no Irã.

Filmes sobre história/sociedade brasileira

Assim como é importante conhecer história geral, é também fundamental conhecer a história do Brasil. Selecionamos alguns filmes que retratam a sociedade brasileira e alguns de seus fatos históricos:

  • O ano em que meus pais saíram de férias: retrata o Brasil na década de 70, durante o período mais duro da ditadura militar, sob a ótica de um garoto de 12 anos, Mauro, que de repente vê seus pais desaparecerem.
  • Quase dois irmãos: traça um paralelo entre história e atualidade, mostrando como o crime organizado teve origem nas prisões da ditadura militar, em que presos comuns dividiam o espaço com presos políticos.
  • Notícias de uma guerra particular: este documentário observa a favela e discute a criminalidade no Rio de Janeiro. Fundamental para entendermos a violência urbana que enfrentamos hoje em todo o país.
  • A ilha das flores: o curta discute o consumo, ao mostrar uma situação bastante degradante que ocorre em Porto Alegre, em uma das margens do Rio Guaíba, envolvendo desperdício de alimentos.
  • O invasor: este é um retrato do Brasil contemporâneo, que mostra certas características da sociedade brasileira, como a corrupção e o uso da violência. É um filme sensacional, que nos prende do início ao fim, com uma ótima atuação do titã Paulo Miklos.

Essas foram algumas sugestões de filmes para você descansar, aprender e refletir ao mesmo tempo. Há ainda muitos outros filmes que você pode assistir. Em breve voltaremos com mais dicas.

Boa sessão e até a próxima!

Profa. Danusa

Shares

Compartilhe!

Basta 1 clique para compartilhar este conteúdo com seus amigos!

Shares