Olá, vestibulando!
Muitos estudantes, infelizmente, tendem a supervalorizar algumas matérias e desvalorizar outras. Isso acontece muito com a redação. Muitos alunos deixam para começar a fazer redação mais para o final do ano, quando as provas estão chegando, pois acham que não é necessário estudar redação e este é um grande erro.
 
sirenIsso acontece porque existe uma ideia no senso comum de que para escrever basta ter inspiração, o que não é verdade. Escrever exige, na verdade, transpiração, ou seja, exige estudo e treino, logo, exige também dedicação. E algo que exige dedicação exige também disponibilização de tempo, por isso, o melhor momento para começar a estudar redação é agora, no início do ano, e vamos explicar por quê.
 
weightliftTodos sabemos que quanto mais um atleta treina, mais forte ele fica e mais chances ele tem de vencer. Com a redação acontece a mesma coisa. A prova de redação dos vestibulares é uma tarefa objetiva, que deseja avaliar habilidades específicas do candidato: desenvoltura na escrita, domínio da norma culta, capacidade de encadear ideias de modo coerente, repertório etc. Por isso, você precisa aprender o que a prova de redação espera de você e treinar para realizá-la da melhor forma possível.
 
todo_listPor que falamos tanto em treino? Porque não há outra forma de aprender a fazer redação senão escrevendo. Você precisa aprender a ler e interpretar a proposta; identificar o tema; fazer o projeto de texto; desenvolver as ideias, organizá-las e encadeá-las; saber escrever dentro dos limites impostos pela prova (tempo, quantidade de linhas, delimitação do tema); dominar a norma culta; desenvolver bons argumentos etc. Veja quanta coisa você precisa desenvolver! E se você for fazer mais de um vestibular, a quantidade de tarefas aumenta, pois você terá que dominar dois tipos de prova diferentes.
 
for_experiencedPor isso, é importante que você dê importância também para o estudo da redação e comece já a sua preparação, pois assim terá tempo de estudar, fazer e refazer, errar e aprender tudo o que precisa para escrever um bom texto. Além disso, todas essas habilidades que o estudo de redação desenvolve podem ajudá-lo também no estudo de outras disciplinas, pois você irá desenvolver tanto as suas habilidades de leitura quanto de escrita.
 
Então, não perca tempo e inclua o estudo de redação na sua agenda de estudos!
 
Bons estudos e até a próxima!
Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.