Entendendo a coletânea de textos para uma redação melhor

4 mar 2016 | Blog, Redação | 1 Comentário

Olá, vestibulando
Hoje vamos discutir a importância de se ler atentamente os textos que fazem parte da coletânea que acompanha as propostas de redação dos vestibulares. Uma análise detalhada dos excertos pode ser a chave para direcionar a argumentação e garantir uma boa nota em sua redação.
 
radio_activeDiante de uma prova de vestibular, é bastante comum encontrar candidatos pouco confortáveis em desempenhar a tarefa de discorrer sobre determinado tema. E quando o assunto é argumentar, então, muitos entram em pânico ao lerem o enunciado que exige a tipologia dissertativo-argumentativa. Mas isso não precisa acontecer com você, vestibulando! A leitura atenta da coletânea pode ajudá-lo a entender o que se espera do candidato e, assim, nortear sua escrita.
 
ask_questionAntes de iniciar a elaboração do texto, sempre é preciso estar atento ao tema da redação. Em seguida, cabe ao aluno perguntar a si mesmo: o que conheço a respeito desse tema? Quais aspectos importantes devem ser levados em consideração? Qual meu ponto de vista sobre esse assunto? O que deve ser feito a respeito? Esse questionamento inicial será muito importante para que as ideias centrais de sua redação comecem a ser construídas.
 
anchorEm seguida, os textos motivadores, que normalmente abordam vários aspectos de uma mesma questão, poderão ajudar a selecionar as informações mais relevantes que farão parte da composição final. Tomemos como exemplo a proposta do ENEM 2011, “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”. Em cada um dos três textos apresentados nessa proposta, existe um aspecto a ser levado em consideração durante a elaboração da dissertação.

O primeiro deles traz uma declaração da ONU que afirma ser um direito fundamental do homem o acesso à rede, tanto quanto saúde, moradia e educação. Ora, se a própria ONU reconhece essa necessidade, seria interessante que o candidato mostrasse que estar conectado é uma realidade inevitável nos dias atuais, seja na vida particular ou então no trabalho, mesmo que defenda a ideia de que limites são necessários. Além disso, a leitura de uma declaração importante da ONU pode apontar para a relevância de se dialogar com dados ou opiniões de especialistas, o que sem dúvida traz credibilidade às informações inseridas na redação.
 
O segundo texto da coletânea aborda a “memória” da internet e a dificuldade das pessoas ao escolherem o que devem ou não publicar na rede. Nesse caso, mostrar que a internet é um ótimo meio de se divulgar ideias, mas que também pode trazer problemas para seus usuários, à medida que os expõe virtualmente, seria adequado. Quem nunca acompanhou casos complicados envolvendo o ambiente virtual? Usar informações referentes a crimes cibernéticos, divulgação de fotos e vídeos sem autorização, cyberbullying, entre outros, pode ser uma estratégia acertada. Assim como falar em divulgação de conhecimentos científicos, médicos e sobre a disseminação da arte e da cultura através da web.
 
Por fim, o último texto, uma tirinha, mostra que somos vigiados o tempo todo, vivendo em uma espécie de Big Brother da vida real, por estarmos diante de câmeras de segurança e monitoramento em diversos ambientes. Até que ponto isso traz segurança para as pessoas? Seria isso um tipo de invasão da privacidade? Ou realmente essa é uma realidade que não ser evitada?

 
high_importanceNote, vestibulando, que a leitura atenta dos textos-fonte permite que a complexidade do tema seja visualizada, trazendo ao candidato informações e questionamentos essenciais à elaboração de um bom texto. Por isso, esteja sempre atento, vestibulando! Porém não se esqueça de mostrar que você conhece o assunto, usando também informações que dialoguem com a coletânea, mas que não façam parte dela. Isso enriquecerá ainda mais sua argumentação.
 
E então, vamos praticar? Bom trabalho e até a próxima!
Profª Aline

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1 Comentário

  1. Hiago RM

    Então… dados estatísticos da coletânea podem ser usados na redação?

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