Olá, vestibulando!

É… o mês de julho está acabando e com ele também acabam as férias. É hora de retomar o ritmo de estudos e começar a se organizar de maneira prática para as provas. Isso porque é agora em agosto que se iniciam as inscrições para dois dos maiores e mais concorridos vestibulares do país: Fuvest (USP) e Comvest (UNICAMP).

Ir bem na prova de redação é fundamental para quem quer ser aprovado nestas grandes universidades. Acesse nosso banco gratuito com mais de 200 propostas de redação!

As inscrições para o Vestibular 2016 da Comvest se iniciam no dia 3/8 (próxima segunda-feira!) e se encerram exatamente um mês depois, dia 3/9. Como você sabe, a prova da Unicamp é constituída de duas fases (além das provas de aptidão aplicadas para alguns cursos). Na primeira fase, que ocorrerá no dia 22/11/2015, é aplicada uma prova de conhecimentos gerais, constituída de 90 questões objetivas abrangendo o conteúdo aprendido no Ensino Médio. Já na segunda fase, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de janeiro de 2016, são aplicadas três provas constituídas por questões dissertativas, além da redação. Para saber mais sobre este vestibular, acesse o site: http://www.comvest.unicamp.br/vest2016/vest2016.html.

Outro exame importante é o vestibular da Fuvest. As inscrições começam um pouquinho depois, no dia 21/8/15 e ficam abertas até o dia 9/9/15. O vestibular da Fuvest também é aplicado em duas fases. Na primeira, que acontecerá no dia 29/11/15, assim como no vestibular da Unicamp, é aplicada uma prova de 90 questões de múltipla escolha. A segunda fase também é aplicada em três dias, porém de modo diferente. A primeira prova é constituída de 10 questões de português mais a redação, a segunda é constituída de 16 questões sobre as disciplinas trabalhadas no Ensino Médio, exceto Português. Ambas são comuns a todos os candidatos. A terceira prova traz 12 questões sobre duas ou três disciplinas, determinadas de acordo com a área do curso escolhido. Por exemplo, se o candidato está fazendo prova para um curso de Humanas, nesta prova, será cobrado o conteúdo desta área, e não de Exatas, por exemplo. Para mais informações, acesse o site: http://www.fuvest.br/vest2016/fuvest.stm.

Por fim, ainda no estado de São Paulo, temos a Vunesp, o vestibular da UNESP, cujas inscrições ocorrem um pouquinho mais tarde, entre os dias 14 de setembro e 13 de outubro. Esta prova também é dividida em duas fases, sendo a primeira constituída por 90 questões de conhecimentos gerais e de múltipla escolha e a segunda por duas provas, uma de conhecimentos específicos em Ciências Humanas e Ciências da Natureza e outra de Português e Redação. A primeira fase ocorrerá no dia 15/11/15. Para saber mais sobre este vestibular, acesse: http://www.vunesp.com.br/vnsp1503/VNSP1503_306_026659.pdf.

É importante deixar claro que só realizam as provas da segunda fase os candidatos que forem aprovados na primeira fase. Isso não significa que você deve estudar redação só se for aprovado, afinal, como temos mostrado, aprender a escrever uma boa redação demanda tempo e dedicação, exigindo, assim, uma longa preparação para que se tenha sucesso nessa prova.

Então fique atento às datas, leia os manuais com atenção e organize o seu tempo, pois a maratona de vestibulares está vindo aí!

Bons estudos e até a próxima!

Profa. Danusa  

Shares

Compartilhe!

Basta 1 clique para compartilhar este conteúdo com seus amigos!

Shares