Olá pessoal,

Sou a professora Danusa e vou acompanhar vocês neste finalzinho de ano, enquanto a professora Flávia está de férias. Nós vamos iniciar uma série de posts para analisar algumas propostas de redação dos dois vestibulares mais concorridos do país: a Fuvest e a Unicamp. O objetivo desta série é te ajudar a encarar aquele momento em que você lê a proposta e pensa: “Por onde eu começo?”. Vamos fazer uma breve recapitulação de cada tipo de prova, para depois analisarmos algumas propostas e mostrarmos que a proposta de redação não é um enigma indecifrável, mas uma amiga que pode te ajudar a desenvolver o texto. Vamos lá?

Começamos pela prova da Fuvest. Como vocês sabem, a prova de redação da Fuvest pede sempre uma dissertação argumentativa, ou seja, um texto que defenda uma tese por meio de argumentos. Nesse sentido, não basta você escrever um texto apenas “expondo” algumas questões relativas ao tema proposto, é preciso que você argumente, que você se posicione sobre elas.

Em relação ao tema, o que temos observado é que a Fuvest costuma propor questões de ordem social e filosófica, como é possível observar ao revermos os temas abordados nos últimos anos: concepções de tempo (2004), excesso de controle sobre os corpos e mentes das pessoas (2005), concepções de trabalho (2006), visões sobre a amizade (2007), mundo digital (2008), fronteiras (2009), construção de imagens sobre o mundo e seus elementos (2010), etc. Perceba que são temas que envolvem a humanidade como um todo e, principalmente, a sociedade capitalista ocidental.

Por isso, é importante estar atento às discussões em torno desses temas e construir um repertório de leitura para se sentir mais seguro na hora de escrever. Mas não se preocupe, se for proposto um tema que você não domina, procure ler com cuidado os textos de apoio e pensar o que você pode extrair deles, conectando seus elementos com coisas que você já sabe. Vale a pena investir um tempo neste exercício para se sair bem na redação.

Outra característica dessa prova é que ela pede sempre que o candidato relacione as ideias presentes nos textos de apoio, não só entre si, mas também com ideias trazidas da experiência e conhecimento de mundo do candidato.

Essas são as características gerais da prova de redação da Fuvest. Na próxima semana, vamos aprofundar um pouco mais e analisar uma proposta de redação, para que você saiba o que fazer quando estiver diante da prova. Não deixe de estudar!

Até lá!

 

Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.