Olá, vestibulando!

Como falamos na semana passada, há várias opções de universidades não só federais, mas também estaduais pelo Brasil. Enquanto as federais têm utilizado o Enem como forma de ingresso, as estaduais, em geral, mantêm seus próprios processos seletivos. Hoje trazemos mais três exemplos de universidades estaduais, uma do Norte, uma do Nordeste e uma da região Centro-Oeste.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

A UESB tem campi em três cidades baianas: Itapetininga, Jequié e Vitória da Conquista. O vestibular é realizado em uma única fase, mas o ingresso pode ocorrer no final e no meio do ano. Nesta única fase são aplicadas duas provas objetivas e uma prova de redação. No primeiro dia, é realizada a prova de Português, Redação e Língua Estrangeira, no segundo dia, de História, Geografia e Matemática, por fim, no terceiro dia, é aplicada a prova de Física, Química e Biologia. Nas provas objetivas são 20 questões para cada matéria e na prova de redação o candidato pode escolher entre dois temas. As matérias têm diferentes pesos a depender do curso. Ainda não foram abertas as inscrições para o vestibular deste ano. Para mais informações, acesse o site: http://www.uesb.br/vestibular/.

Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

A UEA tem 30 cursos de graduação distribuídos em diversas cidades do Amazonas. A prova é realizada em duas etapas em dois dias seguidos. Na primeira, é aplicada uma prova de conhecimentos gerais, composta por 84 questões objetivas. Já na segunda, é aplicada uma prova de redação mais uma prova de conhecimentos específicos, composta por 36 questões também objetivas. A distribuição da quantidade de questões por matéria depende do curso escolhido. As inscrições para o vestibular deste ano devem ser feitas entre os dias 1 e 30/9, e ainda dá tempo de pedir a isenção da taxa de inscrição (até o dia 21/8). A prova será realizada pela VUNESP. Para saber mais sobre o processo, acesse o edital em: http://www.vunesp.com.br/ueam1504/UEAM1504_306_027857.pdf.

Universidade Estadual de Goiás (UEG)

A UEG tem vários campi no estado, entre eles os campi de Anápolis, Caldas Novas e Goiânia. A prova é realizada em uma única fase. É composta de uma prova objetiva contendo 52 questões, de múltipla escolha (com 4 proposições), comuns a todos os cursos, mais uma prova de redação.

As questões são sempre contextualizadas e interdisciplinares, além disso, elas têm pesos diferentes dependendo do curso escolhido pelo candidato. Só terão a redação corrigida aqueles que se classificarem com a pontuação da prova objetiva. Para mais informações, acesse o site: http://www.vestibular.ueg.br/.

Gostou das dicas? Você pode conhecer outras universidades acessando o site do MEC: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12281&Itemid=534). Pesquise, escolha a universidade em que quer estudar e, se não começou, comece a se preparar para ingressar na universidade dos seus sonhos!

Até a próxima!

Profa. Danusa

Shares

Compartilhe!

Basta 1 clique para compartilhar este conteúdo com seus amigos!

Shares