Já faz algum tempo que o ensino e a prática de redação para o vestibular têm mudado bastante. Alguns materiais e professores acabaram ficando presos no passado e continuam ensinando informações equivocadas aos alunos. Hoje com a Internet fica ainda mais fácil fazer circular mitos e inverdades sobre a prova de redação, que serão tema de nosso post desta semana.

Quem nunca ouviu falar, por exemplo, que quem faz letra feia tira nota baixa na redação? Veja a seguir alguns exemplos de mitos sobre redação desmitificados pela EscreverOnline.

– “Letra feia abaixa a sua nota”

Muito se diz sobre a relação entre notas baixas e letra feia na prova de redação do vestibular. O fato é que as bancas de correção dos grandes vestibulares são muito sérias. Não se corrige prova pela letra do candidato. O vestibular é um exame de entrada para universidades que são muito concorridas e o processo de correção não é feito de qualquer jeito e tampouco por qualquer um. Então, se você não conseguiu caprichar tanto assim na letra, não é isso que vai fazer com que a sua nota seja baixa necessariamente. Você pode ter deixado pouco tempo para a redação ou simplesmente não ter o costume de caprichar na letra, os motivos são vários, mas a verdade é que a sua nota vai ser baixa apenas se a sua redação não cumprir com os critérios cobrados pelo vestibular. Mas, fique atento! Às vezes uma letra feia pode fazer com que seu corretor não entenda ou entenda errado uma determinada palavra, o que pode prejudicar a compreensão do seu texto.
Além disso, não custa nada caprichar na letra na hora da prova. Isso não dói nada e facilita a vida do corretor e assim todos ficam mais felizes =).

 

– “O número de linhas abaixa a nota”

Todo vestibular oferece ao candidato uma folha de rascunho e uma outra para passar a redação que vai ser lida pela banca corretora. Não existe mistério nenhum nisso! Se dão a você 30 linhas, você sabe que não deve passar disso! Por outro lado, se dão a você 30 linhas, você dificilmente vai conseguir escrever uma redação com introdução, desenvolvimento e conclusão em apenas 5 ou 10 linhas! Você precisa usar de bom senso para saber que, se a sua redação for muito pequena, provavelmente ela estará incompleta, e é este fato, e não o número de linhas em si, que vai abaixar sua nota! O importante é saber usar bem o espaço que você tem e treinar muito antes de acordo com o número de linhas dado por cada universidade cujo vestibular você está fazendo. Mas não fique neurótico em relação a isso, porque, acredite, essa é a menor das suas preocupações! =)

 

– “Esquecer o título anula a redação”

Já vi muita gente saindo da prova de redação falando que a redação seria anulada porque haviam se esquecido de colocar título. Isso é um mito! A não ser que a anulação por falta de título esteja explicitamente colocada nas instruções da prova de redação, o título não é a parte mais importante do texto e, por isso, não é, na grande maioria das vezes, critério de anulação. O que é realmente importante é ler muito bem as instruções da prova e criar um sisteminha próprio para que você possa checar se cumpriu com as exigências da prova ou não. Essa sim é uma preocupação legítima!

Por hoje é só, espero que você tenha aproveitado nossas dicas. Tem mais alguma dúvida cruel sobre redação que você gostaria que nós tirássemos? Deixe um comentário aqui no blog ou faça uma pergunta para nós em nosso Instagram.

Curta e compartilhe este post se você gostou dele. Passe adiante informação de qualidade! E bons estudos para todos! :)

 

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.