Olá, vestibulando!
O grande fantasma que rondou a sua mente ao longo deste ano com certeza foi o medo de não passar no vestibular e pode ser que, neste momento, ele tenha deixado de ser um fantasma e se materializado. Ao olhar a lista de aprovados e não ter encontrado seu nome nela, esse fantasma de repente se apoderou de você e provavelmente você ficou bastante triste, não é mesmo?
 
floating_guruTudo bem, isso é muito natural. Afinal, você se dedicou por um ano inteiro a estudar para as provas, deixou de sair com os amigos, de ver aquela série favorita ou de dormir…
Você tem todo o direito de, depois de levar esse banho de água fria, descansar, dormir, ver um pouco de série, se acabar no chocolate, enfim… fazer coisas que te deem prazer e possam aliviar um pouco a sua chateação. Mas depois desse “luto” é hora de sacodir a poeira, olhar para o ano que passou e pensar sobre o seu desempenho.
 
ask_questionPara isso, você precisa ser muito sincero consigo mesmo. Você deve se perguntar: será que estudei o bastante? Será que me dediquei? Será que escolhi a área para a qual realmente tenho vocação? Será que não deixei o nervosismo tomar conta de mim?
Esse diagnóstico não é para te desanimar, mas sim para te fortalecer, para você ter consciência dos pontos fracos e investir mais tempo de trabalho neles no ano seguinte. Tendo consciência do que precisa ser melhorado, você pode traçar um plano de estudos, avaliando a que matérias você precisa se dedicar mais, se precisa reservar mais horas de sono, se precisa de ajuda para controlar a ansiedade, se precisa repensar sua escolha profissional, enfim… você pode reescrever o seu percurso no próximo ano e conquistar a sua vaga!
 
happyEntão, se você não foi aprovado este ano, não desanime! Descanse dessa maratona que foi o vestibular, se divirta um pouco, avalie como foi sua preparação e seu desempenho na prova e trace o seu planejamento para uma nova tentativa, mas jamais desista do seu sonho de entrar na universidade!
Fazer uma faculdade é muito mais do que aprender uma profissão, é aprender a se relacionar com o mundo adulto, fazer amizades, descobrir habilidades e coisas novas, enfim… é um mundo de novas possibilidades e você não quer ficar de fora dele, certo?
Então deixe o desânimo de lado e dê espaço para a esperança de que o novo ano será melhor e mais produtivo!
 
Um abraço,
Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.