Olá, vestibulando!
Hoje vamos dar continuidade à nossa série que tem mostrado o caminho a ser trilhado para uma boa argumentação. Depois de fazer um bom projeto de texto e definir a tese que irá nortear a sua redação, é hora de pensar nas estratégias que você irá utilizar para fortalecer sua argumentação.
Há diversas estratégias argumentativas, mas aqui vamos focar em duas específicas: a ordem de apresentação dos argumentos e a retomada do ponto de vista contrário para enfraquecê-lo.
 
conceptNo seu projeto de texto, além de definir os argumentos que serão trabalhados, é importante que você os organize de acordo com uma hierarquia. Esta hierarquia pode ser, por exemplo, em relação ao grau de polêmica do argumento, se ele é mais consensual ou mais polêmico.
Trabalhar apenas com argumentos consensuais torna o texto fraco, é interessante utilizar também argumentos mais polêmicos, desde que eles estejam bem fundamentados. Neste caso, apresente os mais consensuais no início do texto, seguidos dos mais polêmicos, pois, assim, você vai conquistando o leitor aos poucos.
 
poll_topic_filledOutra forma de hierarquizar os argumentos é em relação à sua força, ou seja, quais argumentos podem ser questionados ou refutados mais facilmente e quais são difíceis de serem refutados. Neste caso, deve-se apresentar os argumentos mais fracos no início do texto, deixando os mais fortes para o final, pois o final do texto causa uma impressão mais forte no leitor, e ele tenderá a concordar com seu ponto de vista.
 
splitA segunda estratégia é a retomada do ponto de vista contrário para enfraquecê-lo. Em geral, os temas de redação são polêmicos e têm ao menos dois posicionamentos contrários bem marcados. Então, você pode, depois de definir seu posicionamento, retomar um argumento do posicionamento contrário para mostrar que ele não se sustenta. Isso faz com que o leitor veja que você domina o tema, pois compreende o posicionamento contrário e sabe, inclusive, refutá-lo de forma consistente.
 
Percebe como utilizar essas estratégias fortalece seu texto? Logo mais apresentaremos o último passo da trilha para uma boa argumentação.
 
Bons estudos e até a próxima!
Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.