Olá, vestibulando!
Depois do descanso no começo do ano, é hora de retomar o ritmo e voltar aos estudos. No ano passado, nós começamos uma série de posts para mostrar o caminho para uma boa argumentação.
 
infoA definição da tese e o uso de estratégias argumentativas, os dois pontos que abordamos anteriormente nesta série, são, de fato, cruciais para uma boa argumentação, porém, eles dependem de um terceiro ponto que, apesar de ser essencial, muitas vezes é negligenciado pelos candidatos: o repertório.
O repertório nada mais é do que o nosso conhecimento de mundo, é tudo aquilo que conhecemos e vivenciamos ao longo de nossas vidas. E por que ele é tão importante para uma boa argumentação? Porque quanto mais conhecemos e aprendemos coisas novas, maior fica o nosso repertório, consequentemente, temos mais o que falar na redação.
 
poll_topic_filledAssim, da mesma forma que é importante saber argumentar, é preciso ter o que argumentar. Um dos maiores erros dos vestibulandos é fazer redações que estão baseadas no senso comum, ou seja, aquelas ideias que todos dizem, que não têm qualquer fundamentação ou que, de tanto serem repetidas, já não acrescentam nada ou quase nada à argumentação.
Por isso é tão importante que você reserve um tempo para se informar sobre atualidades, curiosidades históricas, temas da arte, etc. Para aumentar o seu repertório, leia revistas, veja filmes, assista a debates, ouça música, vá ao museu… Assim você conhecerá mais coisas e será capaz de estabelecer relações entre elas, o que irá contribuir muito para a construção da sua argumentação no texto.
 
Seguindo essas dicas, você estará na trilha certa para uma boa argumentação.
 
Bons estudos e até a próxima!
Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.