O passo a passo para vencer a ansiedade na prova de redação!

21 out 2016 | Blog, Estratégias e Técnicas de Estudo | 6 Comentários

Olá, vestibulando
Estamos nos aproximando da prova do vestibular e muitos alunos sofrem, nesta época, de uma crise de ansiedade relacionada à escrita da redação. Isso está acontecendo com você? Então não se preocupe. Saiba que isso é completamente normal. Por isso, hoje vamos dar dicas de como superar essa fase difícil e obter sucesso na prova do vestibular.
 
ConfusedComo o ritmo de estudos é sempre acelerado durante o ano, é comum que com a aproximação da prova você esteja mais cansado. Além disso, é justamente agora que você deseja estar focado, não é mesmo? E então a ansiedade acaba se tornando outro fator que dificulta esta concentração. Alguns vestibulandos “travam” diante das linhas estipuladas para a redação, outros “esquecem” as palavras, e ainda há aqueles que passam por uma verdadeira sensação de pânico. Portanto, o mais importante agora é manter a calma. Parece clichê mencionar isso, mas é justamente o controle da ansiedade que fará com que você tenha mais chances de se sair bem.
 
AnchorE como controlar essa ansiedade? Uma das melhores maneiras é sentindo segurança no que você vai fazer e, pra que isso aconteça, vamos repassar o que é mais importante na escrita da redação. Isso deixará você seguro e, consequentemente, mais tranquilo para escrever. Vejamos:
 
1- Leia sempre a proposta e os textos motivadores com muita atenção. Grife as palavras mais importantes e entenda qual ponto de vista foi abordado em cada texto.
2- Defina sua tese. Depois de ler com calma, é hora de você decidir o que vai escrever. O que você pensa sobre o assunto? É um problema ou não? Questione o tema e posicione-se.
3- Faça anotações. Use a folha de rascunho para fazer vários tópicos com tudo o que julga importante dizer em seu texto. Anote também palavras pertinentes e fatos, dados ou exemplos que podem ser usados para comprovar seu ponto de vista.
4- Organize as ideias. Depois de feito o levantamento de ideias e conhecimentos de mundo, separe o que estará em cada parágrafo de seu texto. Não se esqueça de que a introdução deve conter a tese, e que os argumentos precisam de um tópico frasal e de uma comprovação dessa ideia, ok? Além disso, a conclusão deve retomar e finalizar a discussão.
5- É hora de escrever. Agora faça seu texto com bastante atenção. Se durante a produção tiver mais algum fato a mencionar, insira-o no texto, mas sempre com cuidado para não fugir da temática proposta, ok? E capriche na linguagem, pois ela é fundamental.
6- Revise a redação. Agora releia atentamente o texto para alterar o que não ficou claro, substituir termos repetidos ou corrigir errinhos gramaticais. Além disso, releia a introdução e a conclusão, a fim de ver se o texto começa e termina abordando a mesma problemática.
7- Faça a escrita final. Agora é a hora de passar a limpo. Mantenha a estética do texto, aproveite bem o espaço da folha de redação e evite rasuras. Ah! E não se esqueça do título, quando necessário! Ele pode ser construído a partir das ideias de sua conclusão.
 
Baby Footprints PathSiga essas dicas e você certamente ficará mais calmo, vestibulando. Contudo, se você ainda ficar ansioso durante a escrita, não se esqueça da respiração. Isso mesmo! Inspirações lentas e profundas nos ajudam a manter a concentração e a nos acalmar. Assim você terá mais tranquilidade para escrever.
 
Bons estudos e até a próxima!
Profª Aline
 

Método Redação Definitiva para o Enem

Z

Correções de redação feitas por professores experientes

Método de escrita completo em vídeos curtos e didáticos

Cadernos Temáticos semanais para você construir repertório sociocultural

u

Tira-dúvidas com os professores e suporte especial

Acesso por 1 ano. Veja as aulas quantas vezes quiser e envie suas redações dentro do período de acesso.

6 Comentários

  1. Gilcleia Silva

    MUITO BOM.

  2. PAMELLA GRAÇAS

    Adorei as dicas repassando, realmente ajuda a acalmar os nervos hehe

  3. Andressa Martinez

    Obrigada por todas as dicas e correções ,vcs foram fundamentais em meus estudos.

  4. Thomas Carvalho

    A VIDA É CHEIA DE OBSTÁCULOS MAS NADA SE GANHA MAS SIM TUDO SE CONQUISTA BORA LA CORRER ATRÁS DE NOSSOS OBJETIVO, UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS.

  5. Cléber Rosa

    Muito bom, amei as dicas. Graças a Deus, eu já consigo seguir essas ideias, mas estou em busca da nota 1000, espero que eu consiga! ^^

  6. EscreverOnline

    Boa, Cléber! É assim que se diz! Com essa motivação, você consegue.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.