Oi, vestibulandos!

Hoje quero falar de um aspecto importante para a redação do vestibular: a coesão do texto escrito. Provavelmente, você já deve ter estudado a coesão na aula de português do colégio ou do cursinho. No post de hoje, vamos tratar desse elemento de grande importância para a escrita da sua redação.

A coesão é um dos fatores essenciais para garantir a unidade de sentido do texto e opera por meio de elementos linguísticos. Basicamente, a coesão está no emprego de referências que estabelecemos entre informações no texto (anáfora ou catáfora); na utilização de conectores entre frases ou no interior de uma frase; e na relação temporal e aspectual estabelecida pelos verbos.

A falta de conexão dos elementos linguísticos, ou seja, de coesão, pode afetar todo o sentido do texto. Para garantir a coesão do texto, temos que prestar atenção na forma como construímos as frases e até nossos parágrafos e pensar para quem estamos escrevendo. Enquanto autores, também temos que nos colocar no lugar dos leitores. Portanto, reler o que você escreveu é essencial para verificar se o texto está claro e se as palavras, frases e parágrafos estão unidos de forma harmoniosa. A pressão do tempo e da prova em si, muitas vezes levam o candidato a escrever frases desconexas ou sem finalização.

Bom, para terminar, quero saber se você notou algo de estranho no meu texto. Provavelmente sim. Se não, volte à última frase do primeiro parágrafo. Há uma clara falta de coesão na frase: “No post de hoje, vamos começar pela coesão, é um elemento de importância para a escrita da sua redação”. Isso acontece pela falta do pronome relativo ‘que’, responsável por unir as duas frases que concernem a palavra coesão. O ideal seria: “No post de hoje, vamos começar pela coesão, que é um elemento de importância para a escrita da sua redação”. Está vendo como a coesão é essencial para construirmos os sentidos do texto? Portanto, cuide para que seu texto seja coeso.

Um abraço e até a próxima!

Professora Flávia

 

 

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.