Olá, Vestibulando!
Hoje vamos falar sobre a tese para a redação do ENEM, um dos temas que mais deixa os estudantes em dúvida. Afinal, do que se trata a tese e como fazer para adequá-la à redação?
A palavra tese vem do grego e significa proposição intelectual: é a ideia central do texto, aquela que vai conduzir a argumentação e refletir o que vai ser defendido por toda a redação. Deve ser explícita na introdução do texto e não deve conter a opinião pessoal do candidato!
A redação do modelo ENEM solicita ao estudante que produza um texto dissertativo-argumentativo, o que significa dizer que é preciso produzir argumentos, por meio das ideias a respeito do tema proposto, que levem o leitor (no caso, o avaliador da redação) a interpretar tais ideias como válidas para a defesa da argumentação de maneira neutra, ou seja, o leitor pode até não concordar com a ideia, mas ele reconhece que aquele argumento é possível. Para isso, é preciso selecionar previamente uma ideia principal, a que vai nortear todo o restante da produção textual.
Quando queremos pedir algo a nossos pais e sabemos que não será fácil convencê-los, utilizamos de argumentos como “eu vou lavar a louça depois do jantar”, ou “não vou ficar conectado à internet a noite toda” e ainda “vou estudar e melhorar minhas notas”, não é verdade?
Pois isso é o meio pelo qual estamos defendendo a nossa tese, a de que nossos pais devem nos deixar fazer o que pedimos a eles. Os argumentos foram selecionados a partir do critério de que são atitudes que nossos pais aprovam, ainda que não nos agradem tanto. Então, se você consegue argumentar e convencer as pessoas a fazer algo, você pode convencer o leitor da redação do ENEM de que o seu texto é excelente.
Mas não basta simplesmente ter uma boa quantidade de ideias e inseri-las no texto de qualquer maneira, é preciso que elas estejam organizadas, para que o leitor consiga construir sentido com o que está sendo tratado.
Imagine se você vai ao médico e diz a ele que está com dor na cabeça e recebe uma prescrição de remédio para dor de estômago? O resultado pode agravar a dor de cabeça e ainda criar outro problema no estômago. A mesma coisa ocorre na produção de textos argumentativos. Não adianta ter uma boa ideia, se ela não está de acordo com o que o tema solicitou.
Então, como fazer para não cair em uma armadilha? Assim como os animais procuram se esquivar dos caçadores por meio da cautela ao caminhar em determinados locais, o candidato deve ter muita cautela ao selecionar as ideias e os argumentos que vão guiar a construção da redação.
Por exemplo, em um tema que trate sobre o combate à desigualdade social no Brasil, uma boa tese seria a defesa de que a desigualdade social produz uma diferença abissal entre as classes e que este problema precisa ser amenizado por meio de políticas públicas efetivas, como projetos sociais em comunidades carentes e uma maior presença do Estado nas esferas sociais menos favorecidas. Esta tese assume a existência do problema e defende o seu combate por meio de ações em conjunto entre a comunidade e o Estado.
Neste exemplo, podemos ver que não é preciso promover uma revolução utópica, ou sugerir algo inatingível na prática do dia a dia. São com argumentos que se baseiam na realidade brasileira e por meio de ações concretas e possíveis é que melhor defendemos uma tese.
Você já entendeu a proposta, articulou o tema e criou uma boa tese, mas e depois? O que fazer? Não existe plano infalível! Agora você vai começar a selecionar as ideias complementares à tese, pois ela é o seu núcleo e é em torno dela que todo o texto precisa ser estruturado.
Pensando no exemplo acima, podemos explorar como a desigualdade iniciou em nosso país, assim como as causas que levaram a este quadro social. Além disso, podemos traçar um panorama atual da desigualdade, e partir para a conclusão elaborando perspectivas que possam levar a melhorias, como propostas para o aumento da renda dos trabalhadores assalariados e a criação de projetos sociais para comunidades de áreas periféricas e que vivem em condições de extrema pobreza.
Importante lembrar que tudo aquilo que aparecer na introdução deve ser abordado no desenvolvimento e na conclusão. Antes de finalizar o texto, é importante repassar a leitura, para ver se não há nenhum desvio em relação à elaboração das partes do texto. Somente após se certificar de que está tudo em ordem, é que a redação pode ser passada a limpo.
Com paciência e um bom trabalho de elaboração, a sua redação vai receber uma excelente nota pelo avaliador. Siga o caminho das pedras e você vai chegar ao jardim das boas notas!
Bons estudos!
Profa. Angélica
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