Olá, vestibulando!
Como você deve saber, a prova de redação do ENEM tem um diferencial em relação às provas de redação que pedem a escrita de uma dissertação: ela solicita ao aluno que ele apresente uma proposta de solução ao problema discutido e com um detalhe muito importante: respeitando os direitos humanos tais como definidos pela Declaração Universal (mais detalhes a seguir). Isso quer dizer que, ao propor algo que seja contrário a isso, independente de sua posição pessoal, você será penalizado.
 
mental_stateEsta singularidade da prova do ENEM pode causar certa confusão entre os alunos, afinal, parece óbvio que os direitos humanos (no sentido genérico do termo) sejam respeitados em qualquer situação, certo? Entretanto, a prova faz referência especificamente ao que é definido na Declaração promulgada pela ONU, e por isso há critérios específicos a observar.
 
UNICEFPara que você possa entender o que são esses termos, vamos retomar os dois primeiros artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

  • Artigo 1º: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
  • Artigo 2º: Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. […]

(Disponível em: <http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf>. Acesso em: 7 jul. 2016.)
 
attentionAssim, independente de suas posições pessoais, tenha em mente que a banca avaliadora vai ter essa mesma Declaração como critério de leitura para sua proposta de intervenção e que qualquer ideia que você inserir no seu texto que vá contra isso pode prejudicá-lo. No ENEM, sua redação pode ser zerada e em outras provas você pode perder nota em coerência. Então, fique atento!
 
Até nosso próximo texto!

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.