Olá, vestibulando
Em nosso último post, conversamos sobre como é importante estudar por meio da resolução e da análise de provas antigas, inclusive no que diz respeito à redação. Ler os editais observando o que é exigido do candidato, além de ler também redações bem pontuadas pode ajudar bastante no momento de produzir a sua redação, caro aluno.
 
rulesAlém do mais, verificar quais foram os temas pedidos nos últimos anos é de suma importância, pois temos a chance de identificar qual a linha temática de cada vestibular ou processo seletivo, se valoriza mais a reflexão de cada um sobre temas diversos ou se aborda com mais frequência os assuntos ligados à atualidade, por exemplo. Pensando em tudo isso, a partir de hoje, então, vamos analisar juntos algumas dessas provas, conhecendo melhor quais são os critérios utilizados para a correção dos textos dos vestibulandos.
 
Inicialmente, vamos dedicar algumas semanas ao ENEM. A redação deste exame normalmente traz temas bastante atuais e discutidos na mídia, então fique atento! Ela é avaliada em cinco diferentes critérios:

  1. Modalidade escrita;
  2. Tema e gênero;
  3. Argumentação e coerência;
  4. Coesão;
  5. Propostas de intervenção.

 
Cada uma dessas competências recebe uma nota que varia entre 0 e 200 pontos, somando, ao final, 1000. Vejamos a seguir como variam as notas na competência I, de acordo com o guia do participante divulgado em 2013:
 
Modalidade escrita formal

  • 200 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
  • 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
  • 120 pontos: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
  • 80 pontos: Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
  • 40 pontos: Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
  • 0 ponto: Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

 
weightliftAnalisando as informações acima, podemos perceber que para conseguir a nota máxima nessa competência o aluno deve ter excelente domínio da modalidade padrão da Língua, ou seja, conhecer muito bem as regras gramaticais, a fim de não cometer falhas, como de pontuação, acentuação, ortografia, regência, concordância verbal ou nominal, entre outras. O aluno precisa também escolher com cuidado o vocabulário, para que o texto seja claro e direto, sem incoerências ou ainda repetições desnecessárias. Termos ligados à linguagem coloquial, a exemplo de gírias e outras expressões da oralidade não são bem-vindos nesse tipo de texto.
 
cancelAlém disso, diz-se nessa competência que erros serão aceitos apenas como excepcionalidade ou quando não indicarem reincidência, deixando claro que pouquíssimos equívocos serão permitidos para que o candidato tenha seus 200 pontos garantidos. E quando digo pouquíssimos, são poucos mesmo! Pense, vestibulando, que se você apresentar problemas com a acentuação em duas palavras diferentes, por exemplo, isso já caracteriza uma reincidência no problema, não é mesmo? E isso não deve ocorrer, de acordo com o que diz o manual do ENEM. Portanto, esteja muito atento!
 
pencilLogo, caro aluno, esteja sempre preocupado com a maneira como você escreve. Faça seu rascunho com bastante atenção, leia várias vezes o texto final antes de passá-lo a limpo e realize todas as alterações necessárias para que errinhos indesejados não persistam. E nesse período de treino em que você está agora, leve muito a sério as correções dos professores que leem os seus textos, pois elas apontam o que ainda precisa ser melhorado. Com esforço, atenção e dedicação, você melhorará cada vez mais!
 
E então, vamos praticar! Até a próxima.
Profª Aline

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