Olá, vestibulando
Em nosso post da semana, dando sequência à análise dos itens utilizados na correção da redação do Enem, vamos falar um pouco sobre a competência III, que avalia a argumentação do candidato, cujo descritor apresentado no Guia do Participante de 2013 é selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
 
poll_topic_filledEsse terceiro aspecto a ser avaliado no seu texto, vestibulando, analisa a forma como você seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa do ponto de vista defendido como tese. É preciso, portanto, que você elabore um texto que apresente, claramente, uma ideia a ser defendida e os argumentos que justifiquem a posição assumida por você em relação à temática exigida pela proposta de redação.
 
talk_filledDe acordo com o Guia do Participante, esta competência mede a inteligibilidade do texto, ou seja, sua coerência, bem como a plausibilidade entre as ideias apresentadas. Sendo assim, vale dizer que você precisa não apenas selecionar informações interessantes e pertinentes à discussão, mas também relacioná-las de maneira adequada para que defendam realmente o ponto de vista apresentado, de maneira coerente e plausível. Lembre-se de que o objetivo é fazer o leitor refletir e, mesmo não concordando com o ponto de vista descrito, aceitá-lo devido ao bom desenvolvimento da argumentação. Para que isso aconteça, quatro fatores são extremamente importantes:

  • relação de sentido entre as partes do texto;
  • precisão vocabular;
  • progressão temática adequada ao desenvolvimento do tema, revelando que a redação foi planejada e que as ideias desenvolvidas são pouco a pouco apresentadas, em uma ordem lógica; e
  • adequação entre o conteúdo do texto e o mundo real.

 
Em suma, ao organizar o seu texto, você precisa levar em consideração os passos sugeridos pelo próprio manual do candidato do Enem:

  • apresentação clara da tese e seleção dos argumentos que a sustentam;
  • encadeamento das ideias, de modo que cada parágrafo apresente informações novas, coerentes com o que foi apresentado anteriormente, sem repetições ou saltos temáticos;
  • congruência entre as informações do texto e a realidade;
  • precisão vocabular.

 
rulesAo abordarmos a competência II, semana passada, você pôde perceber que a variedade do repertório de informações escolhidas para comporem o texto era muito importante, não é mesmo? Com relação à competência III, avalia-se a maneira como essas informações foram encadeadas, ou seja, como o repertório sociocultural produtivo, avaliado na competência II, foi empregado no texto em prol da defesa de um ponto de vista.
 
Agora que você já sabe o que é importante, vamos analisar a pontuação:

  • 200 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
  • 160 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
  • 120 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
  • 80 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
  • 40 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
  • 0 ponto: Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.

 
errorPerceba, vestibulando, que o diferencial nessa competência, além da boa organização textual, é a autoria, item que só será plenamente atingido se o repertório de informações utilizado por você for coerente e empregado de maneira própria, que demonstre um ponto de vista pessoal e não pautado no senso comum. Portanto, evite os clichês e o lugar comum, seja claro, objetivo e não deixe nenhuma ideia incompleta. Com organização e detalhamento você terá uma argumentação consistente.
 
Vamos praticar? Bons estudos e até a próxima!
Profª Aline

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