Olá, vestibulando
Discutimos há algumas semanas a grade de correção das redações do ENEM, tomando por base ao Guia do Participante de 2013, o último disponibilizado aos alunos pela internet. Falamos sobre as cinco competências avaliadas: modalidade escrita, tema e gênero, coerência e argumentação, coesão e, por fim, proposta de intervenção. Hoje, vamos retomar alguns pontos importantes da última competência discutida mostrando que é necessário tomar cuidado com a questão dos direitos humanos.
 
voice_presentation_filledComo vimos, as propostas de intervenção devem ser elaboradas de acordo com a argumentação desenvolvida ao longo da redação. Além disso, precisam ser concretas e detalhadas, apresentando realmente soluções possíveis para os problemas apontados no texto, abordando o que deve ser feito para amenizar os conflitos, quem colocará as ações sugeridas em prática e com qual objetivo, tudo isso sem ferir os direitos humanos, tais como definidos na Declaração Universal da ONU. Assim, independente do modo como você vê o mundo, tenha em mente que é a partir dessas diretrizes que sua prova será avaliada.
 
Mas afinal, o que fere os direitos humanos?UNICEF
É imprescindível que se tome cuidado com esse item ao escrever sua redação, vestibulando, pois se sua argumentação ou suas propostas de intervenção forem consideradas problemáticas no que diz respeito aos direitos humanos, você terá sua redação zerada! Portanto, fique atento às dicas a seguir:

  • Sua redação terá nota zero se ferir claramente os direitos humanos. Isso significa ir contra o direito à vida, à liberdade, à alimentação, à nacionalidade, etc;
  • Falar sobre questões polêmicas, como o aborto ou a pena de morte, por exemplo, propondo uma reflexão em torno da legislação, não fere os direitos humanos, já que estamos falando de algo previsto por lei (em alguns países ao menos). Mas não se esqueça, é muito diferente propor que as leis sejam revistas e propor que se mate alguém embasado no “olho por olho, dente por dente” ou que simplesmente se mate um inocente por questão de escolha. Este último posicionamento fere os direitos humanos;
  • Alguns posicionamentos considerados preconceituosos no âmbito geral da sociedade, desde que não firam direitos básicos do homem, poderão trazer perda de nota por serem enquadrados no senso comum, mas não por ferirem os direitos humanos. Como já mencionado, para que o texto receba nota zero deverá atacar claramente esses direitos.
  • Para ver o documento completo, clique aqui.

 
ideaPor isso, vestibulando, esteja atento. Seja sempre claro, objetivo e bastante coerente em suas considerações. Invista em informações pertinentes à discussão e também em vocabulário adequado, sem ser radical nas afirmações que fizer. Com coerência e fundamentando bem os dados que usar, você certamente terá um bom texto.
 
Bons estudos e até a próxima!

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.