Os erros mais comuns na redação do vestibular

17 dez 2015 | Blog, Redação | 0 Comentários

Olá, vestibulando!
Hoje vamos falar dos erros mais comuns na redação do vestibular. Leia com atenção e veja se você costuma cometer um desses erros em suas redações para que possa corrigi-los e ter um bom desempenho nas provas.
 
1-Fugir do tema ou tangenciá-lorunning_filled
Em geral, os alunos têm muita dificuldade em separar o tema do assunto e acabam escrevendo sua redação sobre o assunto da proposta, e não sobre o tema. O assunto é algo mais amplo, que pode abarcar vários temas. Por exemplo, meio ambiente é um assunto e dentro dele podemos ter os seguintes temas: como preservar o meio ambiente, as causas da degradação do meio ambiente, meio ambiente e desenvolvimento econômico, a relação do homem com o meio ambiente atualmente, etc.
Percebe a diferença? Quando o aluno aborda o assunto, ele tangencia o tema. Mas acontece também de o aluno fugir totalmente do tema, o que é mais grave, pois, neste caso, a redação é anulada. Isso acontece porque muitos alunos não leem a proposta com atenção ou, como não sabem o que escrever sobre o tema proposto, acabam escrevendo sobre outra coisa.
 
2- Escrever a redação em outro gênerono_edit
Outro erro bastante comum e que também pode provocar a anulação da redação é escrever o texto em um gênero diferente daquele pedido pelo vestibular. Isso mostra que o candidato não se preparou para a prova e não tem domínio de um gênero textual básico, trabalhado exaustivamente na escola, que é a dissertação, o gênero pedido pela maioria dos vestibulares. Há ainda outras provas, como a da Unicamp, que pedem textos em outros gêneros, e, neste caso, fugir do gênero demonstraria que o aluno não sabe produzir textos em diversos gêneros, como é proposto e desejado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).
 
3-Não explorar os textos de apoiostrike
Muitos alunos, por estarem preocupados com o tempo, acabam lendo apenas o enunciado motivador da redação e não leem os textos de apoio que a prova traz. Outros até leem, mas não os exploram em seus textos. Este é um erro comum e pode prejudicar a nota da redação. Mesmo que a prova não peça o uso desses textos, é importante trabalhar com eles pois trazem dados e questões interessantes que podem corroborar a argumentação de seu texto ou ainda permitir que você tenha outras ideias e estabeleça relações entre elas.
 
4-Escrever um aglomerado de ideias sem conexãobroken_link
É muito comum também que os alunos escrevam uma redação que parece mais um aglomerado de ideias do que propriamente um texto. Neste caso, há muitas quebras (texto truncado) ou repetição de ideias (texto circular), prejudicando, assim, a fluidez da leitura e a compreensão do texto. O texto se caracteriza por ser uma unidade de sentido coesa, que tem uma progressão de uma ideia inicial para uma ideia final. Por isso, é importante que você estabeleça conexões entre as ideias que aborda, procurando desenvolvê-las de um ponto inicial a um ponto final. Para isso, é fundamental usar os recursos coesivos, como as conjunções e os pronomes.
 
Todos esses erros podem ser evitados com uma única ferramenta: o projeto de texto. Se você fizer um projeto de texto, dificilmente vai cometer esses erros e a sua redação terá uma boa nota no vestibular. Então, invista nisso!
Bons estudos e até a próxima!
Profa. Danusa

Método Redação Definitiva para o Enem

Z

Correções de redação feitas por professores experientes

Método de escrita completo em vídeos curtos e didáticos

Cadernos Temáticos semanais para você construir repertório sociocultural

u

Tira-dúvidas com os professores e suporte especial

Acesso por 1 ano. Veja as aulas quantas vezes quiser e envie suas redações dentro do período de acesso.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *