Há quem pense que se sair bem na redação do vestibular é uma questão de sorte. Outros podem achar que escrever uma boa redação é para aqueles poucos que tem o ‘dom da escrita’. Na verdade, essas hipóteses, assim como muitas outras que circulam entre os vestibulandos, são muito equivocadas. Ninguém nasce sabendo escrever e esta habilidade não é adquirida naturalmente. A escrita de uma boa redação é resultado de muito trabalho e preparo.

A escrita é uma habilidade que adquirimos principalmente na escola por meio do processo de letramento e alfabetização. Com o passar dos anos, a escrita começa a participar ativamente de outros departamentos da nossa vida: pessoal, familiar, social, entre outros. Se considerarmos desde a primeira lista de supermercado que a sua mãe te pediu para escrever, até a última mensagem que você trocou no bate papo de alguma rede social, podemos constatar que passamos grande parte da nossa vida escrevendo. Aliás, nunca se escreveu tanto depois do surgimento da internet. O que quero dizer é que você já possui a habilidade da escrita bem desenvolvida, basta adequá-la ao que é exigido pelo vestibular.

Uma redação nota 10 exige alguns quesitos importantes. Já falei de alguns deles anteriormente:

 

–          ortografia, acentuação e pontuação adequadas;

–          introdução bem contextualizada, com a apresentação de uma hipótese ou tese central ligada à proposta da redação que você irá desenvolver;

–          bom desenvolvimento dos argumentos propostos inicialmente, com apresentação de dados e exemplos concretos;

–          conclusão com apresentação de propostas ou reflexão sobre o tema, sempre sumarizando tudo o que foi escrito ao longo do texto;

–          um título condizente com a sua proposta caso seja pedido na prova (sem ponto final!!)

 

Para dominar os itens acima é necessário treino semanal. Procure propostas de redação de vestibulares anteriores, de universidades diferentes, para elaborar seus textos. Guarde cada texto que você escreveu, juntamente com a proposta em uma pasta, para que você possa comparar e ver a melhoria na sua própria escrita. É interessante que você tenha um acompanhamento de um professor ou curso voltado para a escrita do vestibular, dessa forma, você pode ter as suas redações corrigidas e evitar os mesmos erros futuramente.

A melhor preparação para a prova de redação é escrever! Além de interagir em redes sociais, você pode montar o próprio blog, ou escrever reportagens e artigos para o jornal da sua escola, cartas para as revistas que você gosta de ler, etc. Manter-se antenado com os últimos acontecimentos também é essencial. A atualização é a verdadeira fonte de inspiração do vestibulando. Portanto, comece a ler e a escrever mais agora mesmo. Boa preparação vestibulandos. Até logo!

 

Professora Flávia

 

Chegou a hora de você DOMINAR A REDAÇÃO! Conheça nosso curso online de redação com correção e coloque-se um passo mais próximo da Universidade!

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.