A preparação para a prova de redação do vestibular começa bem antes do dia do tão temido exame. Nas aulas de redação, você já deve ter ouvido muito o seu professor falar sobre a importância de ler para escrever um bom texto; de praticar a escrita e de reescrevê-los, prestando atenção nos comentários. Muitos, quando ouvem esses conselhos, acabam por desconsiderá-los e só tomam consciência da importância deles na hora do vestibular. A chance de aprender a fazer uma redação nota dez não deve ser desperdiçada, pois só aumenta (e muito!) sua chance de entrar na Universidade.

Porém, essas atitudes não devem ser tomadas quando o exame já estiver batendo na sua porta! O processo de escrita é algo complexo e você precisa praticá-lo muito e sempre aprimorá-lo. Pense que a escrita é como um esporte, por exemplo, a ginástica olímpica. Para que o movimento do ginasta seja perfeito em uma competição, ele gasta horas, dias, meses, anos treinando, e não apenas cinco minutinhos no vestiário antes de se apresentar. Com a escrita acontece o mesmo: você precisa praticar para que, na hora da prova, você faça um texto espetacular.

E para que você tenha ideias, desenvolva os seus argumentos, saiba escrever diferentes tipos de texto é importante que você leia muito, como já dissemos. Artigo de opinião, editorial e reportagens o ajudarão a desenvolver sua argumentação, senso crítico, conhecimento de mundo, assim como livros de história e geografia, por exemplo. Mas não se prenda apenas à leitura desses textos. Leia também poemas, romances, quadrinhos, pois eles também podem te ajudar no processo de escrita na hora do vestibular. Você precisa encarar a leitura como uma atividade prazerosa e não como uma tortura.

Por fim, o último conselho dado por muitos professores e acatado por poucos alunos: a refeitura dos textos. Muitos estudantes enxergam essa atividade como uma tortura, porém ela é de extrema importância, pois é por meio da reescrita do seu texto já comentado pelo professor (é claro!), que você poderá ver em que está errando e como poderá melhorá-lo. Não adianta você escrever, escrever e não parar para pensar quais são os seus problemas e tentar saná-los.

Esses procedimentos não devem ser adotados apenas pelo pessoal que sonha em conquistar uma vaga na universidade. Quem está de olho em um emprego público também deve considerar a importância da leitura, da prática da escrita e refeitura, já que muitos concursos públicos estão pedindo redações em suas provas.

Mãos à obra e sucesso!

 

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.