Olá, vestibulandos!
Na última postagem mostrou-se a estrutura necessária para a redação do ENEM. Hoje, traremos as possíveis propostas a serem usadas. Lembre-se: para alcançar o nível máximo na proposta de intervenção é preciso trazer de 3 a 4 propostas, sendo todas viáveis e detalhadas. Tenha em mente, primeiro, a tríade a ser usada: governo, sociedade e indivíduo. Não adianta trazer três propostas e todas serem responsabilidade do Estado, é preciso compartilhar a responsabilidade. Assim, para ficar mais claro, trouxemos as possíveis propostas a serem trabalhadas nas suas redações.
 
Propostas possíveis

  • Governo: criação e ampliação de leis; ações de aplicação e fiscalização do cumprimento de leis; criação e ampliação de projetos; melhoria nos salários de professores, médicos etc.; maior fiscalização do dinheiro público, a fim de mantê-lo nas obras para as quais foi destinado.
  • Mídia: campanhas informativas e educativas; divulgação de leis e de seus efeitos; exploração do problema e dos efeitos para a sociedade.
  • Escola e família: ações educativas sobre o problema; maior investimento num relacionamento entre escola e família, a fim de resolver o problema; investimento em cursos de capacitação para os educadores; maior presença dos alunos, com projetos voltados a resolver o problema apresentado.
  • Universidades: esta proposta pode vir atrelada com a proposta do governo. O governo faria maior investimento em projetos universitários que tivessem retorno social, ou seja, quanto maior a presença de universitários na sociedade (com cursos preparatórios, campanhas educativas, ações educativas e informativas etc.) maior será o investimento governamental.
  • Iniciativa privada: ações de conscientização de seus funcionários e seu público-alvo; previsão de ações punitivas aos funcionários que infringirem leis; incentivo para os funcionários que adotarem medidas diferentes que mostrem o comprometimento com o problema; incentivo aos funcionários que trazem ideias criativas, a fim de resolver o problema.
  • ONGs, igrejas, associações de bairro: campanhas preventivas ou informativas ou educativas. Lembre-se: ONGs são muito bem vindas como proposta de intervenção, pois ajudam o governo a resolver o problema sem pedir dinheiro ao governo, ou seja, são tudo de bom! Você ainda pode atrelar ONGs com escolas, colocando aquelas para agirem nestas. Assim, você traz duas propostas e uma!
  • Indivíduos: divulgação das ações promovidas por agentes institucionais em redes sociais e outros meios; mudança de comportamento em relação ao problema apresentado; conscientização provinda dos projetos apresentados pelo Estado e pela sociedade.

 
Agora, você já está preparado para arrasar na proposta de intervenção. Não deixe de praticar a redação e procure ter seus textos corrigidos por profissionais que possam contribuir para o seu desenvolvimento! :)
 
Bons estudos!
Profa. Priscila

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.