Olá vestibulando!

Como você sabe, nunca é cedo demais para iniciar os estudos para o vestibular, afinal, a concorrência é grande e, por isso, é importante que você esteja bem preparado. Pensando nisso, vamos aproveitar este início de ano para começar uma nova série de posts. Vamos falar um pouco das provas de português de alguns dos principais vestibulares do país para que você perceba o que deve focar nos seus estudos.

Vamos começar pelo vestibular da Unesp. Esse exame é dividido em duas etapas: uma prova de questões alternativas e outras três provas com questões dissertativas. O conhecimento em português é avaliado nas duas etapas. Na prova alternativa, observamos que a Vunesp apresenta pequenos textos, charges e tirinhas que servem de base para as questões. A partir desses textos, ela pergunta aspectos gramaticais, sintáticos e semânticos, além de questões de literatura. Veja o exemplo a seguir:

Indique o verso em que ocorre um adjetivo antes e outro depois de um substantivo:

(A) O que varia é o espírito que as sente

(B) Mas, se nesse vaivém tudo parece igual

(C) Tons esquivos e trêmulos, nuanças

(D) Homem inquieto e vão que não repousas!

(E) Dentro do eterno giro universal

Esta foi uma das questões feitas a partir do poema de Raul de Leoni no Vestibular 2014. Perceba que são utilizados trechos do poema para avaliar o conhecimento gramatical do candidato. O que está sendo avaliado aqui é se o aluno conhece as diferentes classes gramaticais. A única alternativa em que temos um substantivo antecedido e sucedido de adjetivo é a alternativa “e”: eterno giro universal. Perceba que para essa questão é importante não apenas conhecer a classe gramatical dos adjetivos, como também dos substantivos, para que você possa perceber como essas palavras se relacionam.

Já na segunda etapa, na prova de Linguagens e códigos, temos as questões dissertativas que basicamente exigem um trabalho de interpretação de texto. As questões podem ser formuladas a partir de apenas um texto ou excerto, ou ainda relacionando dois textos diferentes. Observe o seguinte exemplo:

A partir do texto Não existem perguntas imbecis, de Carl Sagan, e de uma tirinha de Adão Iturrusgarai, pede-se: Estabeleça a relação que há entre o que é comunicado, com humor bastante inteligente, pela tira de Adão Iturrusgarai e a preocupação que, no terceiro parágrafo, Sagan detecta nos estudantes do ensino médio norte-americano.

Veja que, para responder essa questão, é necessário primeiro compreender cada um dos materiais para depois estabelecer uma relação entre eles. As questões que pedem que se estabeleçam relações são uma ótima oportunidade de você sair na frente dos demais candidatos, pois elas exigem mais do aluno e nem sempre é fácil criar as conexões entre dois conteúdos diferentes. Por isso, estude bastante esse tipo de questão, ela pode ser um diferencial na sua pontuação! Para visualizar a questão completa, veja: <http://www.vunesp.com.br/vnsp1308/VNSP1308_305_010577.pdf>.

Observe que a prova da Unesp não exige a leitura de uma lista de livros. O conteúdo de literatura diz respeito a questões mais gerais, como movimentos literários, tipos de textos e suas características e interpretação de texto. Como vimos, a gramática também está presente, mas, em geral, ela aparece contextualizada nesses textos de apoio.

Então, se você pretende fazer o vestibular da Unesp, procure estudar essas questões mais gerais de literatura e os principais aspectos gramaticais, além de exercitar bastante a interpretação de textos.

Bons estudos e até a próxima!

Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.