A prova de português no vestibular da UNICAMP

30 jan 2015 | Blog | 0 Comentários

Olá vestibulando!

Continuando a nossa série, hoje vamos fechar a trinca dos vestibulares paulistas falando sobre a prova de português da Unicamp. Começamos este post falando da mudança importante ocorrida no Vestibular Unicamp 2015. Até o vestibular de 2014, os conhecimentos de Literatura e Língua Portuguesa (LP) eram cobrados apenas na 2ª fase, por meio de 6 questões dissertativas para cada disciplina, e os dois textos da prova de redação eram feitos na 1ª fase. Com a mudança, a redação foi para a 2ª fase, juntamente com as questões dissertativas, que agora são 6, e na 1ª fase há a cobrança de Português e Literatura por meio de 14 questões alternativas. Vejamos então qual é o foco da prova de LP na 1ª e na 2ª fase.

Na 1ª fase, percebemos que o foco da prova de Língua Portuguesa é a interpretação de diferentes tipos de textos, bem como de materiais multissemióticos, como o cartaz presente na questão 4. As perguntas questionam o aluno sobre o sentido de determinada expressão nos textos de apoio ou demandam a localização de uma informação no texto e a interpretação dessa informação. Percebe-se, mais uma vez, que se privilegia a capacidade de leitura e compreensão do candidato e não o conhecimento de regras da norma culta, que podem ser memorizadas, mas que, de fato, não garantem que o aluno saiba usar adequadamente a língua. Mesmo quando destaca uma expressão que poderia ser avaliada pelo seu funcionamento gramatical, a prova pede que o aluno responda qual o funcionamento dessa expressão no texto, como podemos observar a seguir:

3) Releia o período: “Assim, ainda que dividindo o espaço doméstico com companheiros, as mulheres têm, na maioria dos lares, maior necessidade de articular os papéis familiares e profissionais.” A expressão sublinhada

  1. a) delimita a amostra de lares em que a mulher precisa articular tarefas profissionais e domésticas.
  2. b) restringe o universo das mulheres mencionadas no trecho ao das que se dedicam à vida doméstica.
  3. c) informa o local social em que circulavam as mulheres referidas no trecho.
  4. d) destaca o fato de que a maioria das mulheres vive com companheiros.

 

Nesta questão, a prova destaca no enunciado uma expressão que, segundo a gramática, funciona como um aposto. O aposto tem a função de acrescentar uma informação, um esclarecimento. É exatamente isso que a expressão “na maioria dos lares” faz, ela explica que a afirmação não diz respeito a todas as mulheres, de modo absoluto, mas à maioria delas. Este aposto, ao mesmo tempo que delimita a amostra de mulheres, informa, de maneira mais precisa, que se trata da maioria, evitando, assim, que a informação seja compreendida de forma genérica (poucas ou muitas mulheres) ou de forma absoluta (todas as mulheres). Sendo assim, a resposta correta é a letra a. Perceba que não se pergunta o nome gramatical que se dá à expressão e sim o seu funcionamento no texto (delimitar).

Na 2ª fase, observamos que em todas as questões a prova oferece textos de apoio e elabora questões a partir deles. Nesta fase também se cobra a interpretação de texto, mas de uma maneira mais precisa, que envolve o conhecimento de certas funções gramaticais. Neste caso, é preciso saber do que se trata o conteúdo cobrado que, em 2015 foi: formação de palavras, metáfora e discurso reportado. O que observamos é que no item a de cada questão pergunta-se sobre um desses aspectos gramaticais e no item b pergunta-se sobre o sentido de expressões e informações dos textos, envolvendo, assim, a interpretação.

Você pode perceber que, assim como os outros vestibulares paulistas, o vestibular da Unicamp prioriza a interpretação de texto, ou seja, ele avalia as habilidades de leitura e interpretação do aluno, mais do que o conhecimento gramatical. Na realidade, este conhecimento é avaliado, mas por meio do funcionamento das palavras no texto. Inclusive, a Unicamp foi pioneira nessa maneira de avaliar o aluno.

Então, reforçamos: invista na leitura e interpretação de textos! Não só contribuirá para seu desempenho na prova de português, mas também para a redação. Vale lembrar que a redação é importantíssima no vestibular da Unicamp, o que também exige estudo constante!

Bons estudos e até a próxima!

Profa. Danusa

 

 

 

 

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