Olá vestibulando!

Hoje vamos dar uma pausa na série de posts sobre o perfil das provas de língua portuguesa e literatura dos grandes vestibulares no Brasil para falar de uma questão que muitos estudantes estão nos fazendo: qual a melhor hora para começar a estudar para a redação do Enem ou outro vestibular?

Essa pergunta começou a ser mais frequente depois da notícia de que 529.374 candidatos tiraram nota ZERO na redação do Enem. Para ela, só tenho uma resposta: Agora, o mais rápido possível.

Mas por que temos que começar a estudar para redação o mais cedo possível? Uma prova de redação como a do Enem e de outros vestibulares exige conhecimento de mundo, boa leitura e compreensão do tema e da coletânea, argumentos bem estruturados e dispostos em um texto de forma coesa e coerente. Esses aspectos não são conquistados em pouco tempo de estudo, pois exigem muita prática de escrita e leitura de diversos textos de diferentes gêneros, que o ajudarão a ampliar o seu conhecimento e poder de argumentação. Começar com um guia sobre a estrutura da dissertação já é um bom passo, mas não o suficiente.

Na prova do Enem, a compreensão correta do tema já é um grande passo para a elaboração do texto, mas muitos escorregam já nesta parte. Dos mais de 500.000 candidatos que zeraram no prova de redação, 217.339 tiveram suas provas anuladas por fuga ao tema, ou seja, escreveram um texto fora da proposta exigida na prova.

No exame do ano passado, os candidatos deveriam dissertar sobre o seguinte tema: Publicidade infantil em questão no Brasil. Porém, muitos desviaram dessa temática e acabaram escrevendo ou sobre publicidade em geral ou sobre a atuação das crianças nos comerciais, por exemplo. Vários candidatos sequer conheciam a anatomia da dissertação. Se o candidato tivesse compreendido melhor a proposta, perceberia que a discussão deveria ser sobre a influência das propagandas no universo infantil e não produzir uma discussão sobre publicidade de maneira geral ou de crianças atuando nas propagandas. Além do tema, havia também os textos da coletânea que poderiam ajudar o candidato a depreender melhor a proposta, por isso a importância de se fazer uma leitura cuidadosa da coletânea.

Assim, para que você não cometa esses equívocos na hora da prova de redação, é preciso praticar muito, tanto a escrita quanto a leitura, e começar o mais cedo possível para que a tão sonhada vaga na universidade seja conquistada!

Abraços e até mais!

Profa. Fernanda

Clique aqui para baixar um GUIA GRATUITO da dissertação e comece agora a sua preparação para a redação do vestibular e ENEM!

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.