O vestibular da FUVEST é um dos mais disputados do país, senão o mais. Um recente ranking das melhores universidades do país, elaborado pelo jornal A Folha de S. Paulo (RUF 2014), acaba de confirmar a excelência da Universidade de São Paulo em 20 dos 40 cursos mais procurados pelos vestibulandos. Se você está pensando em entrar na disputa por uma vaga na FUVEST, atenção a mais um post da série Raio X e foco nos estudos. Dessa vez, vamos falar da prova de redação.

A prova de redação da FUVEST participa da segunda etapa do vestibular e equivale a 1/8 da nota total final do exame. A banca examinadora preza por redações que fogem ao senso comum e os vestibulandos capazes de formular propostas originais e criativas, dentro do tema proposto, certamente vão garantir pontos a mais.

A partir dos anos 2000, as propostas de redação tornaram-se mais elaboradas, contextualizadas a partir de textos de diferentes esferas: jornalística, literária, etc. As propostas passaram a pedir mais reflexão e posicionamento do candidato sobre os temas, além de continuar exigindo adequação ao português formal. Como já mostrei para vocês em posts anteriores, a proposta de redação da FUVEST 2014 foi baseada em uma reportagem do jornal inglês The Guardian sobre o envelhecimento populacional e seu impacto na economia.

Outra característica da prova de redação da FUVEST é que, nessa prova, pede-se para que o aluno escreva uma redação dissertativa-argumentativa. Ainda sobre a prova de 2014, a proposta pedia para que o candidato escrevesse um texto que supostamente seria publicado. Para atingir a expectativa da banca, o candidato deveria produzir um tipo de dissertação que poderia ser publicada em algum jornal ou site da internet.

Espero que o Raio X de hoje tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre a prova de redação da FUVEST. Não se esqueça de que um dos segredos de sucesso desta prova é respeitar a língua culta, o processo de argumentação e estrutura do texto e, ao mesmo tempo, apresentar reflexões que escapam ao óbvio. Então, um abraço e bons estudos. O vestibular tá chegando!

Professora Flávia

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.