Olá, pessoal!

Você adora abordar a sua série favorita na redação do ENEM? Ou decora aquela frase de efeito do Kant que já “colou” na sua cabeça e não sai mais? Então você precisa ler as dicas de hoje, porque vamos demonstrar que a Netflix e os filósofos queridinhos na redação até poderiam te ajudar a dar uma caprichada na competência 2, que avalia a capacidade de apresentar os conhecimentos de mundo na construção da argumentação, mas o problema é que eles acabam sendo meio batidinhos, pois além de você, milhões de candidatos vão utilizá-los com o mesmo intuito.

E o pior: imagine se o avaliador da sua redação (logo da sua!!!) estiver na milésima leitura do dia e der de cara com mais uma frase feita: é no mínimo de arrepiar! Então, vamos deixar de preguiça e apimentar a competência 2 com uma boa dose de conhecimento, com muita criatividade e sem mesmice?

 “Sim, eu quero fazer diferente e inovar na competência 2… mas como eu faço isso”? Em primeiro lugar, é importante considerar que é necessária uma boa dose de leitura para escarafunchar, ou seja, conhecer mais a respeito dos grandes nomes das áreas do conhecimento em todo o mundo, como cientistas, filósofos, artistas, literatos e tantos outros.

Mas não se desespere: você pode ler aos poucos, estabelecendo metas semanais para cumprir, sem estresse e sem complicar sua rotina de estudos. Você vai descobrir que é até divertido intercalar o estudo com leituras, pois ajudam também a relaxar e aliviar a tensão do dia a dia.

Para dar o pontapé inicial e ajudar na motivação, você pode selecionar uma leitura que trate de algum tema com o qual você já tenha afinidade, porque vai auxiliar a quebrar a barreira da falta de vontade de ler. Mas lembre-se: como fase inicial esta dica é excelente, mas não dá para ler só aquilo de que gostamos o ano inteiro, se o propósito é fazer uma boa redação para o ENEM!

Tomás de Aquino, Machado de Assis e Shakespeare, com a pintura ‘Caipira picando fumo’ de Almeida Júnior ao fundo: referências clássicas, mas pouco conhecidas pelos estudantes.

 

Quais referências eu devo buscar?

A partir de agora, não deixe que aquela lista de filmes da Netflix tome conta do seu tempo disponível para se preparar para o tema da redação do ENEM. Existem outros meios para acrescentar conhecimentos sem seguir a mesma onda de todos os candidatos.

Peça indicações aos seus professores, selecione os filmes mais relevantes, pois alguns podem ser encontrados em outras plataformas, como o Youtube. Evite a citação de séries, que se tornou uma mídia de consumo rápido e de fácil acesso. 

Além disso, existem alternativas que vão te ajudar a incrementar estas fontes. Por exemplo, vale a pena uma visita a um museu ou a uma galeria de arte, como formas de aprendizagem práticas. Se você ainda não experimentou, esta é a hora!

Vá a um museu e se deixe levar pelos labirintos da cultura, depois converse com um amigo e tente passar para ele, com as suas palavras, o que você aprendeu com esta experiência. Nossa memória visual, neste caso, é um super aliado. Assim, associe sempre uma fonte de consulta a outra, para a aprendizagem ser mais efetiva.

Ao ler um livro, assista um documentário sobre a história ou visite uma exposição sobre o tema e comente com alguém a respeito. Aos poucos, você vai perceber o quanto aprendeu diversificando os seus estudos!

Capela Sistina, no Palácio Apostólico da Cidade do Vaticano.

 

O mundo a um toque ou clique de distância

Existem alguns sites que permitem a realização de tours virtuais por vários pontos de cultura e que exploram a História da Humanidade. Você pode acessá-los abaixo:

  • Um dos mais famosos é a Capela Sistina, cujo afresco foi pintado por Michelangelo entre 1508 e 1512.
  • Outro grande museu, referência mundial, é o Louvre, com um vasto acervo que aborda desde o Egito Antigo até a sociedade greco-romana, e não se preocupe por não poder visitar Paris porque você está estudando, o museu está ao alcance das mãos!
  • Já no museu Oscar Niemeyer você vai encontrar uma série de obras relacionadas à Arquitetura.
  • Para conferir mais sobre a história do planeta Terra, então o Museu Americano de História Natural é uma excelente fonte de pesquisa.

Agora é hora de se preparar para elaborar um texto com bons argumentos e referências de mundo! Ao ver que há muitos caminhos a serem explorados, sua competência 2 vai deixar Indiana Jones de queixo caído!

Vale compartilhar com os amigos as dicas acima, quem sabe no seu grupo não há um historiador ou arqueólogo nato? Conseguir a vaga que você quer é melhor ainda com uma redação muito bem preparada!

Bons estudos!
Profa. Angélica

 

Como conteúdo extra, recomendamos que você clique aqui para assistir ao documentário “Why beauty matters? – Por que a beleza importa?” do filósofo Roger Scruton, produzido pela BBC Escócia.

 

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.