Olá, vestibulando!
Se você não passou este ano no vestibular ou vai começar a se preparar em 2016 para a sua primeira prova, este post é para você. Para que tenha uma preparação eficiente e possa estar preparado para as provas no final do ano, propomos um plano de estudos de redação para você em 2016!
 
Estude sobre redaçãoreading
A primeira coisa que é importante que você saiba é que escrever exige mais técnica do que propriamente inspiração, e isso você pode treinar e aprender. Por isso, leia sobre o assunto, descubra as diferentes técnicas de redação, observando o efeito que elas produzem em um texto. Isso irá contribuir para que você entenda o que faz de um texto uma boa redação e o ajudará a construir bons textos.
 
Conheça os diferentes tipos de provacategorize_filled
É muito importante que você conheça os diferentes tipos de prova para saber o que elas exigem de seus candidatos. Em geral, os vestibulares têm em suas páginas uma seção em que dizem o que esperam do candidato na prova de redação e também uma amostra de redações acima e abaixo da média. Mesmo que o vestibular que você pretende fazer não tenha esta seção, pesquise nos portais de outros vestibulares, pois ela ajuda muito a entender porque um texto teve uma nota boa ou ruim.
 
Construa um repertórioluggage_trolley
No seu estudo de redação, é fundamental que você construa um repertório, pois você precisa ter conteúdo, conhecer sobre diversos assuntos para ter o que falar na sua redação. Para isso, você pode ler revistas e jornais, acessar portais de internet, assistir a programas de entrevistas e debates, etc. O importante é que você procure se informar em fontes confiáveis, que têm compromisso com a qualidade da informação.
 
Pratiquepencil
É impossível aprender a escrever redação sem escrever, por isso, é imprescindível que você pratique e muito. Procure fazer no mínimo uma redação por semana, pois isso permite que você consiga visualizar os diferentes erros que pode cometer e as dificuldades que tem com o texto. É interessante também que você refaça suas redações corrigindo os erros que foram apontados.
 
Estude e pratique aquilo em que tem mais dificuldadesynchronize
Se você perceber que sempre erra a mesma coisa ou que tem muita dificuldade em aprender determinado aspecto da redação, estude mais a respeito. Se for o caso, utilize uma gramática ou um manual de redação, ou ainda tire dúvidas com um professor para que ele possa ajudá-lo, assim como fazem nossos alunos aqui da EscreverOnline.
 
Para aplicar este plano de estudo, é importante que você considere a presença de um professor de redação, pois você precisa de alguém com conhecimento no assunto para apontar as suas dificuldades e indicar o caminho para saná-las. Seguindo esse plano, você terá uma preparação eficiente e a garantia de sucesso no vestibular!
 
Que 2016 seja um ano de sucesso para você, vestibulando!
Profa. Danusa

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.