A época pré-vestibular é realmente estressante, não é mesmo? Temos que conciliar colégio, cursinho, mil disciplinas, inscrições em diversas universidades, entre muitas outras coisas. Por isso mesmo, hoje decidi dividir com vocês algumas estratégias que vão ajudar muito neste período tão corrido, mas também inesquecível das nossas vidas.

 

Estratégia 1 – Organização

A organização é uma das chaves de uma boa preparação para as provas do vestibular. Organize desde o seu espaço de estudos, ao seus arquivos no computador. Crie planilhas ou tabelas com as datas e locais das provas. Quanto mais visíveis forem as informações, menos tempo você perde com  burocracia ou mesmo procurando aquela folha perdida em algum lugar do seu quarto (principalmente se ele for bagunçado por natureza). Um mural também é uma ótima ideia e facilita muito a vida do vestibulando.

Deixe seu material de estudo em um lugar de fácil acesso e faça pilhas, dividindo os livros ou apostilas de acordo com o que você vai usar em cada dia. Com tanto conteúdo para dar conta, perder-se em meio ao material que você não precisa num dado momento, além de desconcentrar, pode angustiar.

 

Estratégia 2 – Rotina de estudos

Depois de organizar o espaço, invista na organização do tempo. Elabore uma rotina de estudos, decidindo o que vai ser estudado em cada dia, com horários específicos e pausas para descanso. Siga o seu roteiro, alternando as disciplinas. Não deixe de estudar as matérias que são fáceis para você, e ao mesmo tempo reforce aquelas em que tem mais dificuldade. A redação também deve entrar na planilha, como veremos nas próximas postagens.

 

Estratégia 3 – Descanso

Descansar aos finais de semana e mesmo fazer pausas entre o colégio ou cursinho e os estudos em casa são práticas vitais para o vestibulando. Além de permitir o relaxamento necessário para o corpo, o descanso auxilia na oxigenação do cérebro. Quanto mais oxigênio melhor para o seu desempenho.

Não deixe de manter a sua vida social e o contato com amigos e familiares. Com certeza você voltará mais renovado(a) e com mais ânimo para encarar a rotina de estudos.

 

Estratégia 4 – Atualização

Você também pode aproveitar os momentos de folga para se atualizar. Livros, revistas, jornais, programas de TV sobre atualidades, documentários, filmes e até uma peça de teatro além de contribuírem para a sua formação, ajudam a cultivar um espírito crítico sobre a sociedade e o mundo. Não basta acumular a informação, é preciso que haja reflexão.

 

Estratégia 5 – Seja treineiro

Prestar provas oficiais como treineiro é uma prática muito interessante. O candidato treineiro tem a oportunidade de conhecer o estilo das provas e as regras dentro das salas onde elas são aplicadas. Se você já não é mais treineiro e vai prestar a prova para valer, pode fazer o treino em casa mesmo. Separe provas dos anos anteriores e simule o tempo e as condições de aplicação da prova, com preenchimento de gabarito. Peça para a família ou os amigos darem uma forcinha nos dias de simulado. Nada de muito barulho, ok.

 

Espero que essas dicas sejam muito úteis a vocês e não deixe a preparação para depois. Comece desde já a se preparar para o primeiro grande projeto da sua vida: a sua entrada na universidade. Até a próxima!

 

Professora Flávia

 

Chegou a hora de você DOMINAR A REDAÇÃO! Conheça nosso curso online de redação com correção e coloque-se um passo mais próximo da Universidade!

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.