Ser treineiro já é uma prática muito comum para os vestibulandos. Tanto, que muitos alunos do segundo ano do Ensino Médio prestam o vestibular nesta categoria. O ENEM também funciona como um importante treino, além de contar pontos para o vestibular posteriormente. No post de hoje, quero falar não somente da importância de ser treineiro antes da época do vestibular (para quem ainda não terminou o Ensino Médio), mas também e principalmente para aqueles que já prestaram o vestibular ‘pra valer’ e que ainda não passaram. Se você ainda não decidiu qual curso fazer, ou ainda não teve um resultado suficiente para entrar na faculdade que tanto quer, não desanime. Pegue toda a sua experiência, lápis e papel, e anote nossas dicas abaixo:

 

Pontos fortes e fracos. A cada exame prestado, você tem a chance de revisar a prova e verificar em que disciplinas foi bem ou mal. Então, utilize essa análise a seu favor e reelabore o plano de estudos, favorecendo o conteúdo mais difícil, sem deixar de os mais fáceis de lado.

Gestão do tempo. Quanto mais provas prestar, mais controle de tempo você pode adquirir. Não basta só dominar conteúdo proposto pelos editais se a sua gestão de tempo for ruim e por mais que você faça simulados, as condições nunca serão exatamente as mesmas do dia do exame.

Estresse sob controle. O nervosismo pode atrapalhar até o candidato mais bem preparado para o vestibular, por isso, sai na frente o vestibulando que apresenta uma boa dose de calma e autocontrole. A vantagem de já ter feito outras provas é a diminuição da ansiedade e mais confiança para encarar a maratona de exames.

Redação cada vez melhor. Além de investir na escrita da redação ao longo da preparação, o vestibular é uma excelente oportunidade de colocar em prática as suas habilidades escritas. Não deixe de analisar a sua redação depois da prova, principalmente se ela vier comentada pela banca examinadora. Também procure modelos de provas que foram bem avaliadas no mesmo vestibular para melhorar a redação nas próximas provas.

 

Quero terminar dizendo que o melhor vestibulando é o ‘vestibulando treineiro’, bem preparado pelas suas experiências anteriores, cada vez mais confiante e com expectativas na dose certa. Portanto, se você está desanimado por não ter passado desta vez, tire um tempo (não muito longo) para descansar e volte com tudo para os estudos. Boa sorte e até a próxima semana!

 

Professora Flávia

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.