A partir de agora, nosso blog inaugura mais uma série: a “Vida de Vestibulando”. Durante algumas semanas, acompanhamos uma vestibulanda em sua rotina de estudos e conversamos sobre alguns dos assuntos mais importantes para quem está vivendo esta fase: a pressão antes das provas, as melhores táticas de estudo, o cursinho, a preparação para a redação e as expectativas da vida universitária.

A protagonista dos nossos próximos posts se chama Juliana Duran, mora no interior de São Paulo e tem 18 anos. Para início de conversa, tratamos de uma questão nada fácil para o vestibulando: a escolha dos cursos e das universidades.

Este é o segundo ano que a Ju vai prestar vestibular e, segundo ela, a pressão e a cobrança por parte da família e dos amigos só aumentou até o momento. Fora a auto cobrança, que de sua parte também é grande. Na primeira vez, ela prestou arquitetura e só tentou USP e Mackenzie. Apesar de se sentir tranquila, ela disse que ainda estava um pouco perdida e hoje avalia que ter prestado somente dois vestibulares foi um erro: “não consegui aproveitar tanto a experiência, porque ainda não estava focada ou decidida”. No meio deste ano, Ju prestou Mackenzie de novo e passou. Mesmo assim, decidiu não fazer o curso de arquitetura e acabou mudando a escolha da área. Este ano vai prestar ADM.

Uma dica importante da Ju: “Se você não tem certeza do curso que quer fazer, eu recomendo o cursinho. Aprende-se muita coisa e não é tempo perdido”. Não adianta prestar e passar em algo que não te agrada, você corre o risco de querer mudar depois e o trabalho será dobrado. Procure decidir com calma, nem que demore um pouco, o que não significa que você deva deixar de estudar e de prestar o vestibular. A Ju reconhece que ter prestado provas anteriores é uma vantagem, principalmente na questão do controle de tempo e do estresse.

Se você ainda está decidindo, não desanime. É mesmo difícil optar por uma carreira. Enquanto isso, prepare-se e não deixe de nos seguir aqui. Até semana que vem!

 

Professora Flávia

Treine redação online para o Enem em nossa comunidade gratuitaTenha seus textos corrigidos por membros da comunidade e melhore seu resultado semana após semana.